Movimento terepresento promove palestra de Ricardo Sayeg a Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 21/08/2015

Integrantes do movimento de represento participaram de palestra realizada na quarta feira 19 na Câmara Municipal de Taboão da Serra tudo sobre as mudanças no Código de Processo Civil. O docente da PUC Ricardo Sayeg declarou que as mudanças não vão contribuir para a celeridade dos processos e nem mesmo permitir a descentralização dos trabalhos do judiciário. Roberto Parentoni lembrou aos presentes as dificuldades inerentes ao exercício da advocacia. Sayeg pregou entre os participantes uma proposta de valorização dos advogados e humanização das atividades. Vários advogados participaram da atividade realizada no plenário da Câmara Municipal com o apoio do advogado Fábio Moreira, da Coordenadora dos Direitos da Mulher, Sueli Amoedo.

O presidente da Câmara, vereador José Aparecido Alves, a vereadora Joice Silva e o vereador Dr. Ronaldo Onishi, além do vice-prefeito Laércio Lopes.  Cido saudou os presentes com satisfação e disse se sentir orgulhoso de ter o parlamento recebendo evento de tamanho porte. Joice Silva parabenizou a mobilização dos advogados e Onishi disse que sem a categoria não existe Justiça e nem democracia.

O Movimento foi criado em 2014 por advogados independentes do Estado - tem a intenção de combater a crise de representatividade na sociedade e na advocacia, principalmente com os recentes casos de corrupção no Brasil.

Um dos objetivos do movimento é que a OAB seja mais atuante e lute para combater os problemas sociais.

O movimento tem apoio do IBRADD (Instituto Brasileiro do Direito de Defesa) e pretende reunir os advogados paulistas para defender a sociedade na luta para assegurar os direitos da Constituição Federal.

Segundo um dos idealizadores, Ricardo Sayeg, o movimento tem crescido entre os paulistas. “A intenção é expandir e que cada vez mais as pessoas possam aderir. Precisamos assumir esse papel e representar a sociedade brasileira também contra a corrupção”, esclarece.

Sayeg é professor em Direito Econômico pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e um dos idealizadores da teoria do Capitalismo Humanista.

Segundo ele, a forma de fazer isso é combater de forma jurídica. “O capitalismo humanista é crescer, evoluir e não deixar ninguém para trás. Ninguém deve ser excluído de seus direitos. Isso esta na Constituição Federal e precisa ser cumprido”, afirma o advogado.

De acordo com Sayeg, a inspiração para o movimento deve partir de dentro de nós mesmos. “Nós precisamos deixar um legado para a sociedade. Não podemos ficar só pensando em acumular patrimônio.

Temos que evoluir em todos os sentidos, mas sem desconsiderar os outros que vivem a nossa volta”, concluiu.

Comentários