X Conferência de Taboão debate o Sistema Único de Assistência Social

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/08/2015

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou na quinta-feira, 06 de agosto, no CEMUR, a X Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de vez, rumo a 2026”.  

O encontro teve como público-alvo associações, entidades, órgãos públicos e trabalhadores que atuam na área da assistência social.  

Na conferência foram apresentadas as melhorias do SUAS em Taboão da Serra desde sua implantação, em 2005. “Debates como esse são fundamentais, fico muito feliz em ver que a população participa e se sente beneficiada pelo trabalho realizado na Secretaria de Assistência Social”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.  

A criação de seis CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), da Vigilância Socioassistencial, do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e do Centro POP, que atende moradores de rua, são alguns exemplos dos avanços do SUAS nos últimos anos.   

A secretária de Assistência Social, Arlete Silva, convocou os munícipes a participarem das decisões relacionadas ao SUAS. “Nós tivemos muitas conquistas nesses dez anos e queremos ainda mais. Isso depende de cada um de nós, a população tem o direito de participar das ações da Assistência Social”, ressaltou. 

No mês de julho foram realizadas seis pré-conferências nos CRAS, com o objetivo de levar à X Conferência propostas estudadas previamente.  

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Mário dos Santos, projetou ainda mais conquistas da Secretaria de Assistência Social nos próximos dez anos. “Espero que possamos avançar ainda mais com as propostas que serão levadas para a esfera estadual e, posteriormente, nacional”, disse.  

Durante a conferência foram eleitos os delegados Ricardo Kaisserlian de Figueiredo e  Angela Maria do Vale, que representarão Taboão da Serra na X Conferência Estadual de Assistência Social. Eles devem garantir a consolidação das propostas elaboradas na conferência municipal no âmbito estadual.
Estiveram presentes no evento além do prefeito Fernando Fernandes, o vice-prefeito Laércio Lopes, os secretários de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Laura Fávero, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Silvanídia Pereira Sampaio, a vice-presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Ajael Félix, a palestrante Mirian Meneghini e a representante dos usuários do CRAS, Eliane Correa.   

Comentários