Texas Ranch marca presença na IV Etapa Regional Metropolitana de Salto Iniciante

Por Assessoria de Imprensa | 4/08/2015

A equipe da Associação de Equoterapia Educacional Texas Ranch participa no próximo dia 8, sábado, da IV Etapa Regional Metropolitana de Salto Iniciante da Federação Paulista de Hipismo (FPH). Serão quatro praticantes da entidade, conduzidos com a orientação de profissionais. A competição acontece no Centro Hípico Granja Viana, em Carapicuíba, na grande São Paulo, a partir das 8h.

Os participantes da instituição recebem tratamento por meio da Equoterapia para diferentes tipos e graus de deficiência. As competições, segundo a coordenadora e fundadora do Texas Ranch, Elizabeth Melani, é um passo a mais na obtenção de resultados. “Competir para eles é além de uma forma de inclusão social, uma maneira de aumentar o desenvolvimento deles a cada nova competição e evento participam”, destaca.

Nos saltos, o cavaleiro e seu cavalo devem transpor obstáculos ordenados em uma pista. Além dos benefícios proporcionados durantes as aulas, conforme explica Elizabeth, os competidores, também ficam mais entusiasmados em poder concorrer com outros competidores que não frequentam o centro de equoterapia.

Dia nacional - O torneio será realizado um dia antes da comemoração nacional do dia da Equoterapia, 9 de agosto, instituído pela Lei Federal nº 12.067, de 29 de outubro de 2009, com o intuito de difundir a prática equoterápica junto à sociedade brasileira. Conforme aponta a fundadora do Texas Ranch, há muito que se comemorar especialmente este ano, por ter sido aprovada em julho, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, uma proposta que regulamenta a atividade como método de reabilitação de pessoas com deficiência.

“Com a nova regulamentação garantimos mais segurança ao praticante, uma vez que as fiscalizações serão mais intensas e as instituições deverão se adequar as novas regras de instalações, instrumentos de trabalho e profissionais. Além disso, é uma maneira de definitivamente sermos reconhecidos na área médica”, finaliza Elizabeth. 

Texas Ranch - A Associação é especializada no tratamento destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais e desenvolve suas atividades em Itapecerica da Serra-SP. Desde 2007, quando foi fundada, a instituição atua com o objetivo de proporcionar a melhora na qualidade de vida dos adeptos por meio do contato com os cavalos e a natureza. A atividade ajuda no desenvolvimento de crianças e adultos nas áreas de saúde e educação.

Atualmente são atendidos cerca de 70 pacientes por meio de convênios com as prefeituras dos municípios  de Itapecerica da Serra-SP e de Embu das Artes-SP. Conheça mais no site www.equoterapiatexasranch.com.br, pela página da entidade no Facebook ou ainda pelo telefone (11) 4667-9980.

Comentários