Prefeito Chuvisco participa de reunião para o desenvolvimento do Turismo da região

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 22/06/2015

O prefeito de Itapecerica da Serra, Chuvisco, participou de reunião do Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo) realizada no último dia 15 de junho na sede da instituição, da qual é presidente. O objetivo foi apresentar as condições para as cidades paulistas concorrerem à classificação de “Município de Interesse Turístico (MIT)”. 

A reunião, organizada pela Câmara Técnica de Turismo do Conisud, sob administração do superintendente Clóvis Pinto, contou com a presença dos oito municípios integrantes do órgão: Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia e Vargem Grande Paulista. Durante o encontro, o gerente executivo da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), Fernando Zuppo, ministrou paletra sobre o tema. 

O presidente do Conisud e prefeito de Itapecerica da Serra, Chuvisco, relatou na ocasião o andamento do Plano Municipal de Turismo, já implantado na cidade, e as providências que o município está tomando para ganhar o status de “Interesse Turístico”.

“Façam suas lições de casa”, disse Chuvisco, incentivando que cada município se articule e reconheça o seu potencial turístico. 

A classificação e suas condições de “Município de Interesse Turístico (MIT)”, regulamentadas pela Emenda Constitucional 40/2015 e pelo Projeto de Lei Complementar 32/2012, ambas estaduais, permitem a transferência de recursos aos 140 municípios avaliados como de “Interesse Turístico”, que podem chegar ao valor de R$ 70 milhões, provenientes de um Fundo.

Estiveram presentes ainda no evento o prefeito Francisco Júnior (Juquitiba); vereadores Cido (presidente da Câmara de Taboão da Serra) e Prof. Colle (presidente da Câmara de Embu-Guaçu); secretário de Turismo de Itapecerica da serra, Reginaldo Magar ‘Tarzan’; representantes das Prefeituras de Cotia, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista; e da Câmara de Embu das Artes. 

A Palestra  

Na exposição, Zuppo mostrou os critérios que os municípios paulistas devem preencher para serem considerados de “Interesse Turístico”, exceto as Estâncias já existentes. São eles: potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação, transporte, segurança, de informação e receptivo turístico, Plano Diretor de Turismo, expressivos atrativos turísticos com acessos adequados e infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos. 

Para se candidatar, a cidade dever seguir um Roteiro de Encaminhamento, primeiramente enviando os documentos à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), por meio de um parlamentar. Depois a documentação será avaliada pelo Poder Executivo, que retornará com o ranking dos 140 municípios à Alesp, para que ela vote na Comissão de Turismo. 

Depois de definida a classificação dos municípios, o Governo do Estado encaminhará à Alesp, a cada três anos, um projeto de revisão, com um ranking de 70 Estâncias turísticas e 140 MITs.  
Para Zuppo, a atividade turística propicia um impacto político, social e econômico, criando uma imagem positiva da cidade, gerando empregos de forma transversal, estimulando setores do comércio, saúde, infraestrutura, segurança, entre outros. “Tenho convicção de que por meio desta reunião, estamos plantando algo produtivo para os municípios e para o Brasil”, declarou.

O que é a Aprecesp 

A Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) é uma entidade privada e sem fins lucrativos, criada em 1985 com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista. Hoje congrega 70 estâncias que estão divididas entre: balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.

Comentários