Comissão de Defesa do Consumidor discute má qualidade da prestação de serviços em Taboão
Por Sandra Pereira | 16/06/2015
A falta de luz constante nos diversos bairros de Taboão da Serra foi o tema central da 1ª audiência da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizada nesta segunda-feira, 15. Convocadas para dar respostas a Eletropaulo e a Citeluz não compareceram. A Eletropaulo informou por meio de ofício que irá participar da próxima audiência agendada para o dia 13 agosto às 19 horas. Também sobraram queixas contra a Vivo, Comgás, Sabesp, Correios e bancos. O presidente da Comissão, vereador professor Moreira disse que vai ampliar a pauta de trabalho para questões públicas como saúde, instalação de radares e outros temas.
“Não é nós que temos de ir lá tomar café. Eles tem que vir explicar porque quando fica nublado e ameaça chover já falta luz. Se ventar então não se fala. O que parece é que falta investimentos para a atender a demanda crescente. Devemos saber se a energia fornecida é suficiente para atender a nossa população. A Câmara municipal é exemplo disso o ar não funciona porque a energia não é suficiente para atender ao prédio”, disparou o vereador, antes de solicitar que a comissão encaminhe ofício a AES Eletropaulo cobrando explicações sobre a quantidade de energia fornecida e a que seria necessária para atender a cidade.
O advogado Wagner Moreira reforçou as reclamações contra as prestadoras de serviço citou que recebe queixas constantes contra a Vivo, os Correios, Sabesp, agências bancárias, entre outros. Sobre os bancos ele disse haver uma blindagem já que é praticamente impossível obter resultados positivos em ações contra instituições bancárias.
Até o último mês o Procon de Taboão da Serra recebeu 11 reclamações sobre a Eletropaulo a maioria em razão do valor elevado da conta de luz. A diretora do órgão, Vilma Silva, salientou que a empresa não atende inicialmente as solicitações. Ela disse que no órgão a Vivo é a campeã no ranking de queixas. A maioria das reclamações trata da má qualidade do serviço e de pedidos de cancelamento. Sobre a Comgás não houve nenhuma reclamação no Procom municipal. Para ela os serviços essenciais como água e luz não podem sofrer cortes.