Campanha do Agasalho inicia entregas em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/05/2015

Hoje , 18/5, a comunidade do Zé Mineiro, no Jd. Pinheirinho e Jd. das Oliveiras, recebeu as primeiras roupas e sapatos arrecadados na Campanha do Agasalho 2015 do Fundo Social de Solidariedade, e cobertores adquiridos pela Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional. Aproximadamente 105 mil peças de roupas e 2 mil cobertores serão distribuídos para mais de 2 mil famílias na cidade.

“Iniciamos os trabalhos pela comunidade do Zé Mineiro por ser uma das mais carentes e afastadas que temos. Ao todo,  27 famílias estão sendo beneficiadas com a campanha: “Já  conhecemos o perfil de cada um e sabemos que as necessidades deles são grandes”, falou a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Santos de Almeida Brito.

A equipe de voluntários organizou as roupas e os sapatos dentro da Capela de Nossa Senhora Aparecida. Um a um, os moradores foram sendo chamados e puderam escolher as peças de acordo com a sua necessidade. Shirlei Rosalino, 47, mora no bairro há 2 anos e se beneficia das ações sociais da Prefeitura desde então: “Tenho filhos e netos, todos precisam desse auxílio, fico feliz por estar acontecendo aqui na nossa comunidade, pois ajuda muito.” Ela é beneficiária do Bolsa Família e da sacola de alimentos doada pelo Banco de Alimentos.

“Que bom que vocês apareceram com as doações, já estava ficando sem roupa. Em casa sou só eu e meu velho, não precisamos de muito, mas a ajuda é bem vinda”, disse Raquel de Almeida, 52, que disse já ter perdido a conta do tempo que mora ali.

Na comunidade existem hoje 60 famílias. O Cras atende 41 delas, sendo 35 chefiadas por mulheres e sete por homens. Ao todo, 27 recebem o Bolsa Família e outras sete estão no programa Renda Cidadã.

A empresa paulista Ear Muffs Brasil doou para o Fundo Social da cidade mais de 10 mil protetores de ouvidos, que estão sendo distribuídos até o final dos estoques durante a campanha.

A campanha, que esse ano tem o tema “Com solidariedade e união podemos salvar vidas. Doe um agasalho", terá a arrecadação até 25/5. Estão sendo coletados, além de roupas, também cobertores e sapatos, nos postos espalhados nos equipamentos públicos e comércios da cidade como os Supermercados Irmãos Lopes, Vida Nova e Ricoy, empresas Sansuy, Radio Frequency Sistem, Suzano, Total Química, Caixa Econômica Federal (unidade centro), e as bases da Polícia Militar. A arrecadação vai até dia 25/5, e as doações nos bairros , até 19/6.

Desfile social

A Campanha do Agasalho de Embu das Artes já beneficiou quase 100 mil pessoas desde 2009, com aproximadamente 1 milhão de peças de roupas e pares de sapatos. A iniciativa tem o apoio de mais de 50 parceiros entre empresas e comércios da cidade.

No dia 26/6, haverá o Desfile Social Quatro Estações, realizado com roupas doadas pela Campanha e organizado pelo Fundo de Solidariedade de Embu das Artes através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional. O desfile será no Centro Cultural Valdelice, às 18h, com a participação do pessoal das associações dos bairros, alunos dos cursos artesanais oferecidos pelo Fundo, voluntários das empresas parceiras e funcionários da prefeitura.

Para saber mais, ligue para o Fundo Social: (11) 4241-7205 

Veja aqui as próximas entregas.

Comentários