Prefeitura de Itapecerica entrega Banco de Alimentos para combater a fome e o desperdício no município

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 15/05/2015

A cidade de Itapecerica da Serra acaba de ganhar mais um equipamento público relevante para o futuro e desenvolvimento da cidade. O prefeito Chuvisco inaugurou no último dia 12 de maio o Banco de Alimentos. Totalmente equipado, o projeto realizado em parceria com o governo federal tem como objetivo o combate a fome e o desperdício de alimentos.

“Como administradores públicos temos o dever de melhorar a vida de quem mais precisa, esse é a nossa meta, pela qual nos esforçamos e dedicamos cada dia mais. A burocracia as vezes dificulta as coisas mas o trabalho supera tudo e hoje podemos entregar mais esse bem para a população”, discursou o prefeito Chuvisco durante a cerimônia de entrega.

Chuvisco destacou ainda que a entrega do Banco de Alimentos era um sonho pelo qual a primeira-dama e ex-secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maristela Saback, batalhou muito. “Quando iniciamos a administração assumimos também a responsabilidade deste projeto, apesar dos problemas que encontramos pelo caminho vencemos a batalha. Isso é fruto do trabalho de muita gente durante esses mais de dois anos”.

A iniciativa visa o abastecimento e segurança alimentar, reduzindo o desperdício de alimentos e promovendo o aproveitamento integral de alimentos e a promoção de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo assim para a diminuição da fome de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho é feito através da doação de alimentos (fora do padrão de comercialização mas que estão apropriados para o consumo humano) por indústrias, hiper e supermercados, varejões e centrais de abastecimentos. Os gêneros passam então pelas etapas de seleção, classificação, processamento (ou não), porcionamento e embalagem; só então são distribuídos gratuitamente para entidades assistenciais de forma a complementar as refeições diárias da população assistida.

“Buscamos onde sobra e repassamos para quem falta. Essa casa é o símbolo dessa questão, a mudança e o desenvolvimento do tema da forma que a gente quer para o futuro da cidade. Vamos combater o desperdício e a fome em um único projeto”, disse a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Leda Aschermann.

A solenidade contou também com a presença dos vereadores Gerson Lazarin, Pastor Professor Ernandes, Cícero Costa e Antonio Trolesi; além de secretários municipais e representantes da Caixa Econômica Federal e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional de Embu das Artes.

Comentários