Secretaria de Assistência Social presta contas em audiência pública na Câmara de Taboão

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 13/05/2015

A política municipal de Assistência Social de Taboão da Serra foi apresentada e discutida durante audiência pública da Comissão de Educação, Saúde Pública e Assistência Social da Câmara Municipal nesta segunda-feira, 11, realizada para prestação de contas do último quadrimestre. O público alvo da Assistência Social são as famílias em situação de vulnerabilidade social com foco nas crianças, adolescentes, jovens, idosos e deficientes. A meta da pasta é criar e fortalecer os vínculos existentes a fim de tirar as pessoas atendidas da condição de risco social.

A equipe da Assistência Social de Taboão apresentou balanço dos serviços com ênfase na atuação dos CRAS, CREAS, Centro POP e outros equipamentos sociais destinados a atender a população mais carente. A atuação da Secretária Arlete Silva na pasta foi elogiada pelos participantes. 

Para a presidente da Comissão de Educação, Saúde Pública e Assistência Social, vereadora Joice Silva, quem não participou da audiência perdeu a oportunidade de conhecer o trabalho social realizado na cidade e ver de perto o comprometimento da equipe técnica da pasta. Ela lembrou que a audiência ocorreu no período da noite para favorecer a participação popular e lamentou o fato de haver poucos participantes.
“Não poderia deixar de parabenizar todos vocês pela sua atuação e dedicação ao trabalho que prestam em Taboão da Serra. Quem está aqui pode ver a importância do trabalho que realizam e a dedicação de vocês”, afirmou a vereadora Joice Silva, presidente da Comissão.

O presidente da Câmara, vereador José Aparecido Alves, o Cido, cobrou durante os trabalhos a construção de um CRAS na região do São Judas, para atender também a população do  Margaridas e Indiana. A secretária Arlete Silva observou que passada crise financeira a prioridade do município será implantar um CRAS na região do São Judas.

“Vereadora Joice Silva parabéns pela sua iniciativa. Debater a política da assistência social na cidade é importante pois esses profissionais atuam na ponta do atendimento às famílias mais necessitadas”, observou.

A vereadora Érica Franquini, vice-presidente da Comissão  de Educação, Saúde Pública e Assistência Social, que realizou a audiência, lembrou que apresentou emenda ao Plano Plurianual (PPA) visando a construção de um CRAS na região onde atua. Ela saudou o comprometimento dos técnicos da equipe e disse que se impressionou com a qualidade do trabalho que está sendo realizado em Taboão.
 Já o vereador  Ronaldo Onishi disse que os servidores presentes fazem o que podem para atender as necessidades da população  e independente das dificuldades atuam com carinho. 

 “O poder público nem sempre consegue atender todas as necessidades e vocês lutam todos os dias para atender bem a nossa população. Vocês merecem nosso reconhecimento, respeito e carinho”, declarou.

A Secretaria Arlete Silva disse que o trabalho da Assistência Social em Taboão é amplo assim como a dedicação dos servidores. Ela alertou que algumas famílias acabam transmitindo informações erradas aos técnicos durante o cadastramento a fim de ter acesso a benefícios sociais, em especial Minha Casa Minha Vida. De acordo com Arlete Silva os  técnicos cadastradores não podem transmitir informações erradas sob pena de terem de responder por eventuais fraudes. Ela disse que a prioridade do serviço é a qualidade. Citou que não há recursos para a construção ou aluguel de prédios para construção de novos CRAS e também elogiou os servidores.

“O prefeito quer melhorar todos os nossos espaços. Mas não é segredo para ninguém que a arrecadação caiu e a cidade enfrenta problemas financeiros. Em nome da assistência de todos os servidores quero agradecer aos vereadores que estiveram aqui hoje e demonstraram o seu compromisso com a cidade”, declarou.

Depois de ver a apresentação do trabalho da Secretaria de Assistência Social o vice-prefeito Laércio Lopes afirmou que não tinha noção do volume de trabalho da pasta. “Me surpreendeu a qualidade e  a quantidade de serviços que estão sendo feitos. Quero agradecer a equipe técnica e a secretaria Arlete Silva pela sua dedicação e compromisso”, disse.

Servidores da Assistência Social contribuíram com trabalhos da Educação, Saúde Pública e Assistência Social apresentando programas sociais, perfil das famílias atendidas, dos benefícios e dos CRAS que acabam sendo porta de entrada da maioria dos atendimentos. 

Durante a audiência foi apresentado o quadro de evolução dos servidores da Assistência Social em Taboão. Em 2009 a cidade tinha 78 servidores lotados na pasta. Em 2011 eram 131. Já em 2013 esse número subiu para 161 enquanto em 2015 os servidores da pasta já somam 277. A pasta tem 50 assistentes sociais e 29 psicólogos. Além disso, conta com advogados, educadores e estagiários de várias áreas.


Comentários