Vereador Onishi e grupo Focinhos pedem atuação do Batalhão Ambiental na proteção de animais em Taboão

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 11/05/2015

Há pouco mais de um mês o Batalhão de Polícia Ambiental lotado na cidade de Embu das Artes passou a atender Taboão da Serra. Anteriormente o policiamento ambiental na cidade estava atrelado ao Guarapiranga. Agora o batalhão com sede na Avenida João Paulo atende as cidades que formam o Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud), Taboão, Embu, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba, Embu-Guaçu, Vargem Grande e Cotia. O Batalhão dispõe de 8 viaturas que fazem policiamento preventivo e atende a ocorrências como maus tratos a animais, desmatamento e apreensão de animais silvestres.

Para conhecer mais sobre as atividades realizadas pelo batalhão Ambiental e pedir maior atenção as ocorrências de maus tratos de animais em Taboão da Serra os integrantes do grupo Focinhos de Taboão da Serra visitaram o batalhão junto com o vereador Ronaldo Onishi. As protetoras Cris Ferraz e Carol Wieczorek falaram dos casos mais comuns no município, relataram alguns casos e tiraram dúvidas.

“Trouxemos as integrantes do grupo Focinhos para conhecer mais de perto a atuação do Batalhão Ambiental e pedir que os policiais apóiem o trabalho de resgate de animais vítimas de maus tratos identificados por elas. A visita foi produtiva e esclarecedora. Agora sabemos como se deve agir e ficou claro que qualquer pessoa pode entrar em contato com o Batalhão e apresentar suas demandas para proteção dos animais”, disse o vereador Ronaldo Onishi.

Ele lembrou que o grupo Focinhos de Taboão da Serra liderado pelas protetoras Cris Ferraz e Carol Wieczorek faz trabalho voluntário de proteção aos direitos dos animais na cidade. Em apenas seis meses a equipe Focinhos fez centenas de atendimentos, recolha, tratamento e intermediaram adoções de animais de rua ou do CCZ. Além de fazer visitas e acompanhamento aos animais do CCZ elas alimentam uma página que recebe e apresenta demandas relacionadas aos direitos dos animais. Veja a página aqui.  

Durante a visita os responsáveis pelo Batalhão detalharam a rotina de trabalho. Explicaram que atendem prioritariamente as áreas onde ocorrem denúncias. Disseram que a corporação treina todos os policiais ambientais do Estado e revelaram que os animais apreendidos por eles acabam sendo tratados por profissionais voluntários e posteriormente são levados para locais credenciados na rede estadual.

“A maioria dos casos de Taboão refere-se a maus tratos de aves.  Nas demais cidade o maior problema é o desmatamento explicou o cabo Roque. “Na verdade 99% das denúncias de maus tratos que recebemos é em decorrência de brigas de vizinhos quando os cachorros latem”, completa o sargento Elisiário.

Eles também relataram que muitas cidades não possuem Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e se dispuseram a conhecer o de Taboão da Serra a fim de poder encaminhar animais da cidade que forem recolhidos.

No final da reunião o vereador Ronaldo Onishi apresentou encaminhamentos que foram aprovados pelas ativistas e os integrantes do Batalhão Ambiental.

Serviço:

Batalhão Ambiental Avenida João Paulo I, 495, Jd. Lavorato
Email: 1bpamb2cia3pel@policiamilitar.sp.gov.br
Telefone: 5085-2100 e 4667-7771




Comentários