Legislativo de Taboão promove audiência pública para debater mudanças no Plano Diretor

Por Sandra Pereira | 5/05/2015

Integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), da Associação Habitacional Bem Viver, do projeto Santa Terezinha III e do Família Feliz participaram da audiência pública realizada pela Câmara Municipal nesta terça-feira, 5, quando foram discutidas as propostas de alteração do Plano Diretor de Taboão da Serra. O Legislativo Municipal quis dar mais transparência as propostas de alteração de zoneamento de duas áreas e as outras 25 mudanças de dispositivos do Plano Diretor apresentadas pelo governo municipal em audiência pública no dia 30 de abril. Durante a audiência os integrantes do MST prometeram realizar protestos contra mortes na saúde.

Todos os presentes enalteceram o fato do governo municipal ter retirado do projeto os pontos polêmicos criticados pelos movimentos de moradia e disseram que vão manter a mobilização permanente para ampliar as conquistas dos movimentos. A proposta foi posta em votação e aprovada durante a sessão legislativa.

O presidente da Câmara, José Aparecido Alves, o Cido, falou da satisfação de ver a Casa lotada pelos integrantes do movimento para aprofundar a discussão em torno do Plano Diretor. Disse que o papel do Legislativo é garantir a transparência e permitir o debate. Ele afirmou que somente após ampla discussão a lei pode ser aprovada.

“Estamos tendo a oportunidade de fazer as alterações no Plano Diretor e ouvindo as partes interessadas. Tivemos um episódio anterior onde houve violência que muito nos envergonhou. Não queremos mais isso. O objetivo do governo é atender as partes interessadas. O diálogo com o Poder Público é a única forma de chegar aonde a sociedade quer. Foi nesse clima de participação e democracia que chegamos a essa proposta que será apresentada hoje”, afirmou o líder de governo Eduardo Nóbrega.  ­­­­­ ­­­­­

Ele lembrou que a mudança de zoneamento da área do Salete de Zona Mista para Zeis é uma conquista importante para os movimentos de moradia já que amplia a área destinada a habitação de interesse social.

“Essa audiência pública nasce sob o símbolo da paz. Já tivemos guerra em outras audiências. Tivemos bomba. Mas aqui nessa casa o clima é de paz. Viemos em clima de luta e vamos voltar em paz e com vitória”, disse o ex-vereador Paulo Félix, líder do MST em Taboão da Serra.   “Nossa luta não vai parar na questão da moradia. Logo, logo nós teremos marcha pela saúde na nossa cidade. As pessoas não podem continuar morrendo como está acontecendo agora”, completou e logo em seguida saudou a ação do legislativo pela realização da audiência.

Participaram da audiência o presidente da Câmara, vereador José Aparecido Alves, o Cido, o líder do governo Eduardo Nóbrega, Professor Moreira, Joice Silva e Eduardo Lopes. 

Comentários