Vereadores de Taboão fazem sessão secreta para questionar diretoria da Casa

Por Sandra Pereira | 16/09/2009

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou nesta terça-feira, dia 15, uma sessão secreta para discutir o posicionamento dos  vereadores José Luiz Eloi (PMDB), Presidente da Câmara, e Valdevan Noventa (PV),durante a sessão em que os perueiros da cidade realizaram protesto na Câmara  contra o projeto de Lei que mudava os rumos da Licitação do Transporte na cidade. A sessão foi tensa e acabou depois da meia noite.


Um grupo formado por 9 vereadores questionou a forma considerada "tranquila" com que o presidente tratou o protesto na Câmara quando representantes dos perueiros atiraram água, ovos, moedas e papel no plenário. Além disso, eles também questionaram o tratamento que a diretoria da mesa dispensa aos demais vereadores nas questões administrativas.

Os parlamentares pediram mais transparência nas ações da mesa.
Outro ponto debatido foram as denúncias feitas pelos jornal  Folha de São Paulo e Jornal da Tarde, ligando os vereadores ao crime organizado. Valdevan Noventa usou a Tribuna para se defender das acusações. Ele alegou que está sofrendo perseguição política. Já o vereador Eloi  não tratou do assunto publicamente.


"O movimento foi coletivo. Não queríamos constranger ninguém. Mas, a Câmara tinha que se posicionar em relação a esses fatos", disse um vereador de Taboão.


Outro parlamentar da cidade garantiu que a expectativa a partir de agora é de que haja uma mudança no relacionamento entre a diretoria da Casa e os demais vereadores." No meu ponto de vista a diretoria da Câmara tem que parar e repensar os seus atos a partir de agora", avaliou outro vereador.


Eles lembraram que em outras ocasiões Eloi determinou que a GCM  expulsasse do plenário pessoas que estavam tumultuando a sessão. Exatamente por isso, questionaram a postura dele na ocasião.


"Fomos lavar a roupa suja. Isso se faz em casa e não publicamente. A reunião foi positiva, já que o presidente teve bom senso, entendeu os nossos argumentos e se redimiu", declarou outro vereador da cidade sobre o assunto.
Os três vereadores ouvidos disseram estar otimistas de que a partir de agora a realidade na Câmara Municipal será outra. A expectativa deles é de que a presidência da Câmara emita uma nota oficial sobre a questão.


Após a sessão secreta nenhum vereador comentou sobre o que foi decidido. Todos os vereadores se mostraram exaustos após a reunião e foram direto para o estacionamento. Uma caixa de papelão foi lacrada com fita isolante. Especula-se que houve uma votação secreta.

 Texto: Allan dos Reis e Sandra Pereira



Comentários