Manutenção de aposentadoria especial e pedidos de reajuste para a GCM marcaram audiência pública de Segurança em Taboão

Por Sandra Pereira | 22/04/2015

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra lotaram o plenário da Câmara durante audiência pública da Comissão de Segurança realizada na sexta-feira, 17, realizada para apresentar balanço das ações da corporação e das propostas que devem compor o novo estatuto da GCM. Durante a audiência o prefeito Fernando Fernandes assumiu o compromisso de “brigar” para manter aposentadoria especial da guarda. Durante o evento os vereadores defenderam aumento salarial para os integrantes da GCM assim como a volta de benefícios perdidos no atual Estatuto.

Foi a primeira vez na história da Casa que o prefeito participou dos trabalhos de uma comissão interna. O fato foi amplamente destacado e celebrado pelo vereador Eduardo Nóbrega, líder do governo na Câmara e presidente da comissão de Segurança Pública da Casa. A segurança se destaca entre as principais demandas da população de Taboão da Serra.

“O Ministério Público questionou a lei que fizemos para garantir a aposentadoria da GCM. Fizemos uma avaliação e concluímos que o pagamento é justo. Vamos encarar isso e forçar o Congresso Nacional para que regulamentem a aposentadoria especial. Agora a GCM tem poder de polícia e nós não podemos voltar atrás porque o congresso parou”, garantiu o prefeito.

Eduardo Nóbrega disse que o compromisso do prefeito com a GCM ficou visível durante a audiência. Salientou que a decisão política e pessoal do prefeito de garantir a aposentadoria especial é positiva. Também lembrou que o atual estatuto tirou direitos da corporação entre os quais estão quinquênio e anuênio. O vereador disse que vai ficar vigilante para que o novo estatuto em fase de elaboração corrija os erros do anterior e traga benefícios aos guardas.

O vereador Marcos Paulo citou que a Lei do Pancadão, de sua autoria e do vereador Eduardo Nóbrega, ajudou a otimizar o trabalho da GCM na cidade. Ele cobrou a reativação da base da GCM no Pirajuçara e lembrou ter destinado emenda de R$ 1 milhão no orçamento da cidade para garantir sua implementação. O vereador Moreira reforçou o pedido de Marcos Paulo e reivindicou uma base próximo ao semáforo no limite de Taboão com o Campo Limpo.

O clima de disputa acirrada entre a situação e a oposição ganhou espaço na audiência. De um lado os governistas lembraram que a corporação foi sucateada no governo passado e citou os investimentos recentes como a compra de viaturas, armas, coletes e a implantação de bases. Também ressaltou o compromisso de garantir melhorias salariais. A oposição bateu no fato do salário da guarda está defasado em relação às corporações da região, cobrou aumento real de vencimentos e não poupou críticas a gestão da pasta de segurança pública.

Durante os trabalhos o secretário Gerson Brito criticou ações dos vereadores Moreira e Lune e ambos rebateram as críticas e ainda acusaram o secretário de ser rígido demais no comando. Lune chegou a dizer que se sentia como Gepeto a ver darem vida a ilusões sobre a GCM e foi enfático ao pedir aumento salarial para os agentes.

Ronaldo Onishi disse que era irrelevante discutir quem tolheu direitos da guarda e que o mais importante seria defender a recuperação dos mesmos assim como a melhoria do subsídio.

Fazia mais de dois anos que a comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal não se reunia. Dar novo ânimo às comissões internas da Casa é uma proposta da atual mesa diretora.

Comentários