Melhor Idade de Embu das Artes participa de mais um baile do CCI

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 31/03/2015

Mais de 80 pessoas participaram do tradicional Baile da Melhor Idade, realizado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional através do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Embu das Artes. Animado pelo tecladista Zito Maia, o baile foi no Ginásio Municipal Hermínio Espósito e teve muito forró e sertanejo. “Esse forrozinho tá bom demais! Por mim, tinha toda semana”, disse Jorge Luis, 67, que acompanhava a esposa, dona Cleuza Dias, 62, participante das atividades do CCI.

O baile, intitulado “Águas de Março”, recebeu uma decoração toda especial, com “gotas” de chuva (feitas com balões), espalhadas por todo o salão. Além disso, os idosos confeccionaram um banner para a entrada da festa com frases sobre a importância da água: “Cada um deu um pouco de si para essa festa. É bom vê-los assim, cheios de vida”, disse a coordenadora do CCI, Rosemeire Lopes.

“Vi o anúncio do baile num jornalzinho e resolvi vir. Estou adorando. Na juventude vinha muito para cá, estou matando as saudades”, disse Célia Solar, 60.

“Gosto de vir para deixar os problemas de lado”, falou uma das mais animadas do baile, dona Adelina Teixeira, 68.

“Eu gosto muito de vir para papear com minhas amigas, acho muito animado”, disse Generosa Souza, 71.

“Eu quero participar das atividades do CCI, mas como ainda estou trabalhando, não posso. Mas ao baile eu faço questão de vir”, contou Helio da Silva Santos, 57.

Desde 2009, já foram realizados 48 bailes, com público médio de 300 pessoas por edição. Ao todo, aproximadamente 15 mil pessoas já se divertiram com a festa.

Atendimento ao idoso na cidade

Todos os anos, mais de 2.500 idosos são assistidos no município. O CCI de Embu das Artes realiza atividades que visam a melhoria da qualidade de vida dos idosos, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e promovendo a integração e a participação efetiva na sociedade. O CCI possui 24 núcleos de atendimento em diversos bairros da cidade, oferecendo atividades artesanais, esportivas e também culturais, além de ser responsável pela realização uma vez por ano dos Jogos Cooperativos da Melhor Idade e que tem a participação de vários municípios. Durante os dias dos jogos, os idosos têm várias atividades de valorização pessoal e de convivência, sendo estimulada a participação de forma cooperativa, ação onde todos ganham em bem-estar e autoestima.

Os idosos também podem contar com o Centro de Referência do Idoso (CRI), que  contribui na elaboração de Políticas Públicas para o segmento idoso, além de informar e promover conscientização quanto aos direitos e deveres da pessoa idosa. Tem como principais ações promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de orientação, acompanhamento e encaminhamentos nas áreas psicológica, social e jurídica, detectar necessidades do idoso e fazer os devidos encaminhamentos na rede de assistência social, prestar atendimento a denúncias de violências e situações de risco, dentre outras.    

CRI
Rua Dona Bernadina, 37, Jd. Arabutã
Telefone: (11) 4704-4568
E-mail: criembu@ig.com.br

CCI
Alameda Fernando Batista Medina, 120, Jd Arabutã
Telefone: (11) 4778-0286
E-mail: cci@embudasartes.sp.gov.br


Comentários