Biblioteca Castro Alves é reaberta ao público em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 11/03/2015

Quem mora em Taboão da Serra e gosta de vivenciar a aventura de viajar pelo mundo da leitura vai poder desfrutar esse prazer ainda mais  após a reabertura da  biblioteca Municipal Castro Alves, localizada no centro de Taboão da Serra,   reaberta nesta terça-feira, 10, depois de passar por uma breve reforma, receber mais livros e ganhar computadores com acesso a internet.

A biblioteca funciona em horário comercial. Para ter acesso aos livros é preciso fazer um cadastro simples e qualquer morador, grupo de estudantes ou escola pode desfrutar do acervo que conta com obras que vão desde clássicos da literatura, até conteúdos didáticos, históricos e infantil.

“Aqui é uma fábrica de sonhos. Leitura é tudo. Precisamos estimular, incentivar e melhorar cada vez mais o acervo”, apontou o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Laércio Lopes, acrescentando que ao menos mil títulos estão sendo cadastrados e foi criado um espaço especial para as crianças.

Sem perder de vista a crise financeira que os municípios amargam por conta da redução na arrecadação de tributos o secretário atesta que cultura é essencial e seu acesso deve ser facilitado. Ele disse que a biblioteca municipal está preparada para receber novos títulos por meio de doação e os interessados podem fazer isso pessoalmente.

Incentivador mais atuante da literatura e defensor do seu acesso universal nas regiões da periferia o poeta e escritor Sérgio Vaz prestigiou a inauguração. Parece ter gostado do que viu mais como todo sonhador deseja mais valorização à cultura e mais incentivo à leitura.

Os vereadores Marco Porta e Ronaldo Onishi também foram acompanhar a reabertura do espaço. “Quem visitar a nossa biblioteca poderá viaja o mundo inteiro sem sair de Taboão da Serra. Esse é um templo do saber. Todos devem aproveitá- lo ao máximo”, afirmou Onishi. “O nosso governo prioriza ações que são importantes para a cidade e a população. A biblioteca é mais um exemplo disso”, completou Marco Porta.

Castro Alves é o poeta pernambucano que empresta nome a biblioteca de Taboão da Serra. Ele era um dos mais combativos e atuantes intelectuais contra a escravidão que dominou o Brasil. Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos”. 

Comentários