Moradores do Ponte Alta, em Taboão da Serra, reclamam da Eletropaulo e EMTU

Por Sandra Pereira | 27/02/2015

Os moradores do loteamento Ponte Alta, em Taboão da Serra, enfrentam problemas diários por causa da demora da empresa AES Eletropaulo em concluir o processo de regularização das ligações elétricas que atendem as residências. A área começou a ser urbanizada em 2011, mas segundo os moradores, até o momento a Eletropaulo não concluiu a regularização que havia se comprometido a fazer perante a prefeitura e o Ministério Público, durante o processo de discussão da urbanização da área.

Outro problema grave que a comunidade enfrenta se refere ao transporte público intermunicipal. Apesar de bastante adensada a região é carente de linhas de ônibus, especialmente para Santo Amaro, onde trabalha boa parte dos moradores do loteamento. Em 2014 a prefeitura inaugurou apartamentos, quadra esportiva e área lazer no loteamento.

“Faz anos que a gente enfrenta problemas com a Eletropaulo. Teve gente que já perdeu tudo mais de uma vez quando a energia cai. Todo mundo quer regularizar mas a Eletropaulo faz corpo mole. Há dois anos a empresa parou o trabalho e não fez mais nada”, reclama seu José Carlos da Santana, morador da Quadra F.  

Ele diz que a Sabesp começou a instalação da rede de esgoto no mesmo período que a Eletropaulo começou a regularizar a luz. “A Sabesp demorou mais fez a parte dela. A Eletropaulo nem aparece mais. A gente chama. Os moradores pedem e eles não terminam o que se comprometeram a fazer”, observa.

Quem mora no Ponte Alta e precisa trabalhar fora mas não dispõe de condução própria reclama do descaso da EMTU com a população do bairro. Os moradores se arriscam saindo de madrugada e percorrendo a pé longas distâncias até o transporte público. O mesmo acontece na volta das atividades já tarde da noite.  

“Quem trabalha em Santo Amaro e mora no Ponta Alta tem que ir a pé até a Estrada das Olarias 4h30, 5 horas da manhã, correndo risco assalto e tantas outras coisas porque a EMTU não coloca ônibus para atender o loteamento”, reclama seu Antônio José Pereira Santos, morador da quadra H.

A duas reclamações dos moradores, contra a Eletropaulo e EMTU, já foram objeto de requerimentos e ofícios do presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereador José Aparecido Alves, o Cido. 

O Ponte Alta é uma área urbanizada por meio de parceria entre os governos e  o Ministério Público. A região era uma das mais carentes de atuação do poder público em Taboão e por ter sido invadida não contava com nenhuma infraestrutura. 

Ao todo foram pavimentados  mais de 6 km de ruas, além da drenagem de águas pluviais, o que possibilitará a regularização completa do loteamento, beneficiando diretamente 1.426 famílias que moram no local.  

A regularização da área invadida em 2004 só foi possível graças a uma articulação inédita entre a Prefeitura, o Ministério Público, os  governos Estadual e  Federal e a comunidade. De acordo com os representantes dos órgãos envolvidos é a primeira vez que há uma soma de esforços capa de regularizar e levar infraestrutura a uma área tão problemática.

Comentários