Horário de verão termina neste domingo, dia 22, atrase seu relógio em 1h

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 20/02/2015

O horário de verão termina neste domingo, dia 22, os munícipes devem atrasar seus relógios em uma hora à meia-noite de sábado para domingo. A mudança de horário está em vigor desde o dia 19 de outubro de 2014 e neste ano devido o carnaval esticou em mais uma semana. O Governo cogitou a possibilidade de encerrar o horário de verão apenas em março porém após reunião a medida foi descartada, e mantendo as datas estabelecidas. 

A data estipulada para o encerramento do horário de verão é sempre o terceiro domingo de fevereiro, mas nos casos em que coincide com o carnaval é adiado para o próximo final de semana, como aconteceu neste ano em que o carnaval aconteceu no dia 17 de fevereiro. 

O horário de verão divide as preferencias enquanto algumas pessoas preferem dias mais longos, em contrapartida outras preferem noites mais longas. Nesta segunda-feira a sensação será de mais uma hora para aproveitar mais a cama. 

O principal objetivo da mudança é a economia de energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, com uma hora a mais de luz natural no período, a expectativa é de que a demanda no horário de pico diminua 2.595 MW - uma redução que varia de 4,5% a 5% das cargas totais dos subsistemas. A economia prevista é de e aproximadamente R$ 278 milhões, em função da diminuição de geração térmica.

O horário de verão foi implantado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. Com o  objetivo de estimular o uso racional e adequado da energia elétrica, uma vez que anoitece mais tarde e as pessoas podem usar da luz natural para fazer suas atividades, além da iluminação pública também acender uma hora mais tarde possibilitando economia. 

Neste verão o efeito do horário alterado perdeu um pouco o sentido, uma vez que foi implantado para evitar picos de consumo de energia no chamado horário de ponta, entre 18 e 21h. No entanto, devido calor intenso e assim o aumento do consumo de ar-condicionado, climatizadores e ventiladores, os picos de consumo de eletricidade durante o verão começaram a ser registrados no início ou meio da tarde, entre 14h e 16h. Essa elevação de consumo no período da tarde foi percebido por muitas pessoas com as quedas constantes de energia elétrica.


Comentários