Embu das Artes sediará tradicional Exposição de Orquídeas

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 4/02/2015

O secretário de Turismo de Embu das Artes, Valdir Barbosa, recebeu na manhã de terça-feira, 3/2, integrantes da diretoria da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP), para tratar dos preparativos da 93ª Exposição de Orquídeas da AOSP. A tradicional exposição que há 49 anos ocorre no bairro da Liberdade passará a realizar sua edição de primavera em Embu das Artes, paralelamente com o conceituado Festival de Flores e Plantas da cidade.

Durante a reunião foram discutidas questões técnicas como a fusão dos dois eventos e a divisão setorial do Parque Francisco Rizzo, local que passará a abrigar a exposição, que também conta com setores destinados a palestras e comercialização de orquídeas.  

Para Valdir Barbosa a reunião foi bastante otimista: “Estamos retomando uma tradição histórica na cidade que é a exposição de orquídeas. Após quatro edições sendo realizadas pelo Orquidário da Terra, a parceria com a AOSP vem para fortalecer a estrutura do Festival de Flores. Nossa expectativa é dar um salto tanto no número de visitantes, quanto no Festival como um todo”.

Após a reunião, os membros da Associação fizeram uma visita técnica ao Parque Rizzo para conhecer a infraestrutura do local. Segundo a presidente da AOSP, Lúcia Midori Morimoto o parque é um lugar agradável e será um atrativo à parte para os visitantes: “O parque tem espaço, é bonito, parece o lugar ideal para a exposição. Nosso principal objetivo é proporcionar bem-estar ao visitante. A decisão de trazer a exposição para Embu das Artes beneficiará a maioria, o público que gosta do contato com a natureza também poderá desfrutar do parque. A facilidade de acesso e a proximidade com a capital foram fatores importantes para a escolha da cidade, espero que esse seja o início de uma parceria duradoura”.

A previsão é que o 12º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes e a 93³ Exposição de Orquídeas da AOSP ocorram no mês de setembro, mantendo a programação cultural, com apresentações de arte ao vivo e a infraestrutura, com estacionamento, banheiros e área de alimentação, já conhecidas pelos visitantes.

A próxima reunião do grupo está marcada para 2 de março e discutirá o layout e a estratégia de comunicação dos eventos. Em breve também será divulgado o edital para os interessados em comercializar flores, artigos de paisagismo, insumos e acessórios, durante o evento.

Associação Orquidófila de São Paulo

A Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP) iniciou suas atividades em fevereiro de 1967, no bairro da Aclimação, com pouco mais de 40 associados, muitos deles imigrantes japoneses dissidentes de outras associações.

Em março de 1966, realizou sua primeira exposição no "Bunkyo", hoje Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, localizada no bairro da Liberdade, dando início à tradicional exposição que ocorre anualmente, no mesmo local. Em 1970, em caráter experimental, a AOSP realizou sua primeira exposição de setembro, em celebração à entrada da Primavera, passando a realizar duas exposições por ano. 

A popularidade e o tradicionalismo das exposições de orquídeas da AOSP fizeram com que o evento tomasse grandes proporções, obrigando a diretoria a buscar um novo espaço, para atender e acomodar os cerca de 40 mil visitantes que circulam pelas exposições a cada edição.

Comentários