Centrais de CadÚnico em Embu atendem famílias de 2ª a 6ª-feira

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 23/01/2015

As seis centrais de CadÚnico de Embu das Artes estão funcionando de 2ª a 6ª-feira, das 8 às 17h. Elas foram inauguradas em dezembro pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional. A cidade também foi a primeira no Brasil a implementar o cartão do Sistema Único de Assistência Social Municipal (Suas), para melhor atender as famílias assistidas por projetos e programas sociais em Embu das Artes.

As centrais foram criadas para descentralizar o trabalho que antes era feito pelos Cras, além de facilitar e agilizar o atendimento. Os Cras continuam o trabalho dentro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O Cadúnico

O Cadastro Único é uma ferramenta utilizada pelos municípios brasileiros para identificar e selecionar famílias de baixa renda. Ela é a porta de entrada para a inclusão dessas famílias em ações e programas sociais, que visam o seu fortalecimento social e econômico, além de auxiliar os gestores na identificação das fragilidades de seus municípios.

O cadastramento da família pode ser realizado durante todo o ano e deve estar ligado a um responsável familiar. Para se cadastrar, o responsável deverá comparecer a uma das centrais portando RG, CPF, título de eleitor, carteira profissional e comprovante de endereço. Para os demais membros, basta apresentar um documento de identificação. No caso de crianças e adolescentes, em idade escolar, um comprovante de matrícula.

Cartão Suas

Embu das Artes foi a primeira cidade do Brasil a criar o cartão do Sistema Único de Assistência Social Municipal (Suas). “Após fazer o CadÚnico, a pessoa faz o cadastro do cartão Suas para ser atendido em todos os programas da Assistência. É muito mais simples, pois a pessoa não vai mais precisar entregar seus documentos toda vez que for ao Cras, basta apresentar o cartão e teremos acesso a todos os dados na hora”, disse a secretária interina de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos.

O cartão Suas também será utilizado pra realizar inscrições no Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Projovem Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Brasil Carinhoso, para isenção de taxa nos concursos federais, adesão à aposentaria para quem tem baixa renda, para o telefone popular, para adquirir a carteira de idoso, para isenção na tarifa de energia elétrica e passe livre para portadores de necessidades especiais. “A família consegue fazer a inscrição para os dois cadastros, tanto do CadÚnico quanto do cartão Suas no mesmo dia. Para isso, a pessoa deve ir a Central de CadÚnico mais próxima com RG, comprovante de residência e de renda ou holerite. O cartão será utilizado em todos os equipamentos da Secretaria”.

Confira os endereços:

CRAS Centro
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, Centro
Telefone: (11) 4785-3598

Central de CadÚnico  (Cras Centro)
Rua Luiz Almeida Carvalho, 302, Centro  - próx. à Eletropaulo)

CRAS Dom José (Central CadÚnico ao lado)
Rua Ouro Preto, 481, Jardim Santo Eduardo
Telefone: (11) 4149-6604

CRAS Casa Branca/Santa Tereza e Central CadÚnico
Avenida João Paulo II, 1799 – Jd. Casa Branca
Telefone: (11) 4244-7696

CRAS São Marcos e Central CadÚnico
Rua São Carlos, 128 - Jardim São Marcos
Telefone:(11) 4203-2574

CRAS Vista Alegre e Central CadÚnico
Rua Maceió, 10 - Jardim Vista Alegre
Telefone: (11) 4704-4158

CRAS Jardim Pinheirinho ((Central CadÚnico ao lado)
Rua Paineiras, 91-A, Jardim Pinheirinho
Telefone: (11) 4781-3432

Comentários