Campanha gratuita já promoveu a castração e identificação de 360 cães e gatos fêmeas

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 18/12/2014

Nesta primeira quinzena de dezembro, a Campanha Gratuita de Castração de Cães e Gatos, da Autarquia Municipal de Saúde, já garantiu a castração de 240 cães e 120 gatos fêmeas, em Itapecerica da Serra. Tendo sido lançada no dia 2 de dezembro, a ação já percorreu as regiões do Parque Paraíso, Jd. Sampaio, Jd. Jacira e Jd. Santa Julia.

A estimativa é atingir o número de 720 caninos e 240 felinos fêmeas castradas, com identificação dos animais por microchip. O objetivo da Campanha é reduzir a população de animais errantes e evitar a proliferação de doenças às quais esses animais ficam sujeitos.

Realizada pela Autarquia Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Campanha é resultado de um convênio celebrado entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Prefeitura de Itapecerica da Serra. A Castração, além de coibir crias indesejadas, também diminui a probabilidade de doenças infecto contagiosas. Já a identificação possibilita a devolução dos animais perdidos ou abandonados ao seu dono, diminuindo o risco de transmissão de doenças.

Em janeiro a campanha será retomada, para percorrer os demais bairros. Para participar, é necessário realizar previamente o cadastro do animal nos plantões realizados bairro a bairro pela equipe da Zoonoses. Informações podem ser adquiridas pelo telefone 4147-1664. 

Comentários