Justificativa eleitoral pode ser feita pela internet até quinta, dia 04

Por Assessoria de Imprensa | 1/12/2014

Para maior conforto do eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo disponibilizou sistema de justificativa pela internet. Assim, quem deixou de votar pode justificar a ausência sem necessidade de se deslocar até o Cartório Eleitoral. Basta acessar o sistema Justifica (menu eleitor/justificativa eleitoral) e seguir as instruções. O eleitor deve anexar documento que comprove o motivo.

O prazo para justificar a ausência no primeiro turno (dia 5 de outubro) acaba na próxima quinta-feira, 4 de dezembro.

Aqueles que não possuem acesso à internet  devem procurar seu cartório eleitoral  no mesmo prazo. O requerimento de justificativa deverá ser dirigido ao juiz eleitoral. 

O deferimento não é automático, vai depender da análise do magistrado. O eleitor que fizer a justificativa pela internet poderá acompanhar o andamento do pedido também pelo sistema Justifica.

Quem perder o prazo ou não tiver a justificativa aceita terá que pagar multa para regularizar a situação.

Para os que deixaram de votar exclusivamente no segundo turno (26/10), o prazo de justificativa acaba dia 26 de dezembro.

Mais informações: Central de Atendimento do TRE-SP no telefone (11) 3130-2100 ou 148 (ligação local para o Estado de São Paulo).

Comentários