/

Prefeitura de Embu atende demanda e reforma mais cinco escolas municipais

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 28/10/2014

Paloma BassinEscola Municipal Josefina Azteca

Atendendo aos pedidos da comunidade escolar, cinco escolas da Rede Municipal de Ensino de Embu das Artes estão passando por reformas. A ação da Prefeitura garante conforto, segurança e acessibilidade a estudantes, profissionais e aos moradores do entorno das escolas Jequitibá (Pinheirinho), Valdelice Prass (Pirajuçara), Amilton Suga Galego (Valo Verde), Josefina Azteca (Taima) e Pau Brasil (Dom José).

A mudança não é unicamente estrutural e tem surpreendido os usuários: “A reforma foi iniciada ano passado, mas os moradores só tiveram acesso em peso à escola agora, em outubro, durante as eleições. Eles ficaram surpresos, encontraram uma escola limpinha e muito mais colorida do que estavam acostumados. A nova rampa, a quadra, tudo chamou a atenção”, disse a diretora da E. M. Jequitibá, Luciane Valboeno.

A obra despertou o interesse dos estudantes Felipe Santos, Kayque Cesar, Walisson Silva, Nicolas Moreira, Flávio Silva e Lucas Vaz Vieira, do 5º ano A. Os meninos, entre 10 e 11 anos, não escondem o entusiasmo com a nova quadra, importante instrumento de trabalho para o professor de educação física, Flávio Donizete Vieira: “Antes usávamos o pátio e espaços vazios da escola, a quadra facilita o desenvolvimento do trabalho. Melhor para mim e para os estudantes, todo mundo ganha”, garantiu Donizete.

Satisfação e ansiedade fazem parte da rotina da estudante Luiza Meireles Miranda, do 1º ano, da E. M. Amilton Suga Galego, que não vê a hora de voltar a praticar seu jogo preferido: “Pintaram tudo de colorido, ficou muito mais bonito. Não vejo a hora de poder usar a quadra e jogar “A Raposa, a Galinha e os Pintinhos”.

A auxiliar de limpeza da E. M. Josefina Azteca, Celenita Gonçalves dos Santos, aprova a transformação da escola que, graças à ampliação do prédio, ofertará 230 novas vagas para estudantes de ensino infantil e fundamental no próximo ano letivo: “Ficou mais bonito, ano que vem novos estudantes ocuparão essas salas. É um bem dos moradores, e é preciso da colaboração deles para conservá-la assim”.

Opinião compartilhada por, Wildinéia Araújo Dias, vice-diretora da E. M. Valdelice Prass, onde os telhados recém substituídos convivem lado a lado com pichações: “É lamentável, não sei como eles conseguem, mesmo com as grades eles invadem”.

Confira o que está sendo feito em que cada uma das unidades escolares:

Escola Municipal Jequitibá

Pintura geral da unidade, revisão de telhado, revisão elétrica e hidráulica, reforma e ampliação dos banheiros masculinos e femininos, revisão elétrica com a individualização de circuito de iluminação das salas, demolição da rampa metálica e construção de uma rampa em concreto com cobertura e proteção lateral, construção de uma mini quadra com  cobertura  e iluminação, reforma da cozinha e despensa, cobertura da entrada da escola e em frente as salas 1 e 2, construção de sala de deposito de material esportivo, lavanderia e banheiro para funcionários.

Escola Municipal Josefina Azteca

Reforma e ampliação da unidade, construção de sete novas salas, banheiro masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais, revisão elétrica com a individualização de circuito de iluminação das salas, pintura geral, construção de rampa externa com cobertura, para acesso das novas salas e banheiros, revisão hidráulica, revisão do telhado e substituição de telhas, substituição de lousas em todas as salas, reforma das salas da administração

Escola Municipal Valdelice Prass

Pintura geral, substituição de telhas e mudança de inclinação dos telhados, fechamento com gradil do acesso ao telhado e parquinho da área infantil e manutenção do piso.

Escola Municipal Amilton Suga Galego

Demolição do muro em frente da unidade e instalação de gradil, pintura geral das 17 salas, corredores, escadas, área administrativa e externa, revisão elétrica com a individualização de circuito de iluminação das salas, revisão dos vitrôs das salas, mudança do sistema de iluminação do refeitório, demolição e construção de novo palco, revisão do telhado e substituição de telhas, fechamento de duas laterais da quadra com muro, troca de cobertura, pintura da estrutura e troca da tela de proteção lateral, melhoria no sistema de captação de água pluvial, construção de rampa de acessibilidade, execução de novo piso e pintura.

PAU BRASIL

Reconstrução da quadra, com  ampliação do espaço de 290m² para 627m², e execução de cobertura. Obra realizada com com recursos da Prefeitura e do Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (Fnde).

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.