/

Arteris patrocina maior retrospectiva da obra de Salvador Dalí em São Paulo

Por Sandra Pereira | 19/10/2014

Sandra PereiraJornalistas, funcionários da Arteris e convidados foram visitar exposição na sexta-feira, 17

A obra de um dos maiores artistas plásticos do século XX, Salvador Dalí, está disponível a visitação do público desde o domingo, 19, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Todo o talento e criatividade do artista de técnica surrealista estão impressos em telas, pinturas, retratos e até em filme. A exposição tem o patrocínio da Arteris, empresa responsável pela administração de mais de 3.200 km de rodovias brasileiras, entre as quais se destaca a Régis Bittencourt que corta as cidades de Taboão da Serra, Itapecerica, Embu das Artes, São Lourenço e Juquitiba e outras 11 cidades até Curitiba. A Arteris apoia iniciativas que visem a promoção da cultura e atua visando reduzir as mortes em acidentes na rodovia.

 A exposição Dalí,  oferece ao público uma retrospectiva completa e inédita da obra do artista espanhol Salvador Dalí (1904-1989), incluindo obras de dois distintos acervos espanhóis: Fundação Gala-Salvador Dalí e Museu Reina Sofia.

A mostra chega á capital paulista depois de uma temporada de sucesso no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, onde recebeu mais de 978 mil visitantes. A expectativa dos organizadores é que na capital paulista a exposição de Dalí supere a marca de 1 milhão de visitantes.

A temporada da exposição na Europa também foi um sucesso de público. Em Paris, onde a exposição foi montada pela primeira vez em novembro de 2012, 790 mil pessoas visitaram o Centro Pompidou. Em Madrid, 732 mil foram visitar o Museu Reina Sofia para apreciar a obra do artista. Em ambas as oportunidades a mostra recebeu o patrocínio da Fundação Abertis, organização sem fins lucrativos vinculada a Abertis, empresas especializada em concessões públicas que é uma das acionistas da Arteris.

“A Arteris e a Fundação Abertis estabeleceram o objetivo de colaborar para a vinda a da exposição de Salvador Dalí para São Paulo desde que ela foi montada em Paris. Desde então, atuamos como um facilitador para apoiar os esforços do Instituto Tomie Ohtake em receber esta retrospectiva”, afirma o presidente da Arteris, David Díaz.

“A valorização da cultura é um dos pilares do nosso trabalho de responsabilidade social corporativa e estamos muitos satisfeitos por participar deste momento. Não existem dúvidas de que será um sucesso de público”.

A exposição oferece uma oportunidade única para o público conhecer a obra do artista espanhol, oferecendo uma retrospectiva que tem início nos anos 1920 e dá destaque para a fase surrealista que celebrizou Dalí.

Ação social e educativa

No Rio de Janeiro, a Arteris foi responsável por levar á exposição no Centro Cultural Banco do Brasil um grupo de 480 crianças e adolescentes com deficiência intelectual. Todas são atendidas por entidades assistenciais. A iniciativa será repetida em São Paulo. Desta vez, o objetivo é que os jovens também participem de oficinas de arte no Instituto Tomie Ohtake.

Serviço

Data de vistação – 19 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015

Horário – de terça a domingo, das 11h ás 20h

Entrada franca

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros, SP

Fone: 11 2245-1900 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Arteris


 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.