/

Prefeitura de Itapecerica retoma Projeto Piloto de Agricultura Familiar

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 12/09/2014

Divulgação

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Educação promoveu uma reunião com a Comissão de Agricultura Familiar,  junto aos agricultores vencedores da Chamada Pública, representantes do SEBRAE-SP e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), com o  objetivo de retomar o processo de contratação e a meta de iniciar o fornecimento de produtos para próximo mês. As entregas serão inicialmente para creches conveniadas, mas, após avaliação dos resultados e capacidade logística, o projeto poderá ser estendido gradativamente para toda rede municipal  escolar.

A Prefeitura vem desenvolvendo desde 2009 o Projeto Piloto de Agricultura Familiar, que visa oferecer produtos de melhor qualidade aos alunos da rede municipal e ao mesmo tempo atender a Lei Federal nº. 11.947/09, artigo14, que cita que no mínimo 30% do recurso do Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE) deverá ser aplicado na compra direta de produtos da agricultura familiar – sem intermediários e com licença de licitação.

Desde de 2011 a Prefeitura passou a adquirir produtos não perecíveis como, arroz, leite e óleo, e outros de diferentes cooperativas que são direcionados para a rede de creches conveniadas e também para as empresas tercerizadas, atendendo a rede municipal de ensino.

Em 2013 iniciou o desenvolvimento do projeto piloto para gêneros de horti-fruti atendendo 14 creches conveniadas pela PMIS. A partir disso, o departamento de Merenda Escola passou a contar com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, do SEBRAE-SP, o GT Conisud de Agricultura Familiar, a formação da Comissão de Agricultura Familiar e com a moblização de agricultores da região.

Para o produtor familiar, o projeto Piloto de Agricultura Familiar é uma alternativa e geração de renda. Para os alunos é a garantia de alimentos e hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o próprio desenvolvimento. Para o município significa o fortalecimento da cadeia alimentar local e para o meio ambiente uma produção mais equilibrada, orgânica e com menos consumo de combustível fóssil, pois a produção é distribuída localmente.


 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.