/

Saúde de Embu das Artes realiza campanha de busca ativa à Tuberculose

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/06/2014

DivulgaçãoCampanha da tuberculose começa nesta segunda-feira, 16 de maio.

A Prefeitura da Estância Turística de Embu, através da Secretaria de Saúde, realizará de 16 a 30 de junho a campanha de busca ativa à Tuberculose em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Pronto-Socorros. O objetivo é a busca de casos, colher exames, quando necessário, e investigar a incidência de tosse.

Quem está com tosse contínua há mais de 15 dias deve fazer o teste do escarro para detectar a doença. O resultado sai em aproximadamente três dias. Para fazer a coleta é necessário evitar alimentação uma hora antes.

Embu das Artes registra, em média, 120 novos casos por ano. A cidade tem se destacado no controle da doença, recebendo o prêmio Qualidade em Tuberculose, concedido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo por 12 anos consecutivos, sendo que em 2013, em primeiro.

A doença

Transmitida pela tosse ou respiração, a tuberculose pode ser disseminada com facilidade, especialmente em ambientes fechados ou com pouca ventilação. A cada doente, há chance de transmissão para 20 pessoas. Os principais sintomas da doença são: tosse recorrente por mais de três semanas, perda de peso, suor noturno, febre à tarde ou à noite. Por outro lado, a doença pode ser curada em 100% dos casos desde que o doente siga corretamente as orientações. A Secretaria de Saúde do município acompanha o tratamento e oferece cesta básica de alimentos ao paciente necessitado que se mantiver em tratamento supervisionado pelo período indicado.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.