/

Prefeito Chico Brito amplia cobertura do PSF em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 28/05/2014

Comunicação PrefeituraAtualmente, Embu das Artes conta com 25 equipes do PSF, compostas por médicos generalistas, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

O Programa Saúde da Família (PSF) completa dez anos em Embu das Artes e chama atenção pelo número de procedimentos realizados no município.  Desde o inicio da gestão do Prefeito Chico Brito, em 2009, a cobertura do programa saltou de 17% para 28% da população. Atendendo, somente em 2013, mais de 85.800 pessoas.

De acordo com dados publicados no Infojam, jornal informativo do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), ao longo desses dez anos, mais de 400 mil consultas médicas, 390 mil procedimentos de enfermagem e 2 milhões de visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, foram realizados.

Para a secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie, os números são reflexo direto do empenho do Prefeito Chico Brito em ampliar o atendimento básico de saúde, incluindo a estratégia de territorialização do município, iniciada em 2009, e o trabalho de captação de recursos para a construção de novas unidades e reforma dos equipamentos. Além, dos investimentos em profissionalização da gestão em saúde, na educação e capacitação de profissionais.

Tratando-se de expectativas, a secretária fala sobre os planejamentos para a ampliação da atenção básica, até 2016, com o Programa Mais Médicos que vem contribuindo positivamente na rede municipal, com 20 médicos, trabalhando 8h/dia, cinco dias por semana em 11 Postos de Saúde, e com a inauguração, em breve, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A confiança no Sistema Único de Saúde (SUS) não falta, mas para Sandra Fihlie o diferencial ainda são as pessoas: “Quem acolhe são os profissionais que estão na ponta. Um exército, que muitas vezes deixa de lado os próprios sentimentos para ajudar quem está mais necessitado. Não é fácil trabalhar na área, é preciso gostar para não esmorecer. Eu acredito nessas pessoas.”

Atualmente, Embu das Artes conta com 25 equipes do PSF, compostas por médicos generalistas, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Totalizando 244 profissionais atendendo os moradores da cidade.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.