/

Teste rápido de HIV-Aids nas unidades de saúde de Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 25/04/2014

Comunicação PrefeituraTeste de HIV pode ser feito nas UBSs de Embu das Artes

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Embu das Artes estão realizando o Teste Rápido de HIV-Aids. O teste é seguro, sigiloso, gratuito, tem duração de apenas 30 minutos e deve ser feito por pessoas que tenham passado por uma situação de risco. 

Nesse contexto se incluem as relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais; por compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação; e finalmente por transfusão de sangue. O período ideal para realização do teste é de dois meses depois de qualquer uma dessas ocorrências.

A Aids não tem cura, mas tem tratamento e o diagnóstico precoce reduz a chance de transmissão do vírus e o risco de infecções do paciente. No caso de resultado positivo do teste, a pessoa recebe atendimento imediato e encaminhamento. É preciso enfrentar o medo que muitos têm de fazer o exame, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, 150 mil brasileiros são portadores do vírus HIV e não sabem.

DISTRIBUIÇÃO DE 72 MIL CAMISINHAS

Em Embu das Artes, o programa tem recebido atenção especial do Governo da Cidade, por meio da Secretaria de Saúde. No Carnaval deste ano foram distribuídas 72 mil camisinhas. Em tratamento com Retroviral no Centro de Referência do Programa DST-Aids da cidade estão 202 pacientes. Os testes rápidos foram realizados em 1.700 pessoas no ano passado, com 13 casos positivos. Mais profissionais vêm sendo treinados para que o teste possa ser realizado em período integral em todas as unidades e saúde. 

Os testes rápidos são feitos a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Em meia hora, a pessoa faz o teste, conhece o resultado e recebe, se for o caso, aconselhamento. Procure a UBS mais próxima, portando documento de identidade, em dias e horários a seguir.

DIAS E HORÁRIOS DOS TESTES

UBS Dom José – todos os dias, das 7h às 16h
UBS Embu – todos os dias, das 8h às 12h
UBS Fátima – todos os dias, das 7h às 16h
UBS Independência – todos os dias, das 7h às 16h
UBS Itatuba –  terças e sextas-feiras, às 8h 
UBS Pinheirinho – sextas-feiras, às 15h
UBS Ressaca – todos os dias, até as16h
UBS Santa Emília – terças e quintas-feiras, das 12h às 15h
UBS Santa Tereza – todos os dias, das 12h às 16h
UBS Santo Eduardo – (para gestantes) segundas-feiras, às 9h e sextas-feiras, às 7h (os demais moradores da região podem também procurar a UBS Dom José)
UBS São Luís – os testes estão sendo realizados na UBS Fátima
UBS São Marcos – quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h
UBS Silvia (ex-Tomé) – segundas-feiras, às 14h
UBS Valo Verde – segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 16h
UBS Vista Alegre – segundas-feiras, manhã, demanda livre, e terças-feiras, tarde, gestantes 
Posto Avançado Mimás – os testes são realizados na UBS Vista Alegre

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.