/

Abril tem Loucos por Vinil Fair em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/03/2014

Comunicação PrefeituraLoucos por Vinil acontecerá em abril no município de Embu das Artes

A 12ª edição de Loucos por Vinil Fair – Encontro de Colecionadores de Discos está ainda melhor que nos anos anteriores. Vai mostrar, nos dias 11, 12 e 13 de abril, em Embu das Artes, o momento mais importante do rock’n’roll no País, o dos anos 1980. O chamado Rock Brazuca (BRock)  que nasceu do som de garagem, com distorções de guitarras, continua forte na cultura brasileira. Representa o momento fértil do gênero musical que chegou ao Brasil nos anos 1950 e que fez muita gente se apaixonar por bandas nacionais como Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, que continuam atuando.

A atração principal de Loucos por Vinil Fair 2014 é a Banda Apokalypsis, que comemora 40 anos. O espírito do rock nacional dos anos 1960/1970, o heavy metal e as últimas tendências progressivas fazem parte do repertório dessa e de outras bandas e convidados. Haverá exibição de filmes e documentários, além de workshop mixaudio, com o os dJs Silvio Muller, Meio Kilo e outros. O toque mais retrô fica por conta da exposição de trabalhos em vinil assinados por vários artistas da cidade e região.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O Long Play (LP), o disco de vinil, surgiu em 1948, depois dos de gomalaca de 78 rotações e se notabilizou pela qualidade sonora. Foi vencido pelo compact disc (CD), criado no fim da década de 1980, porém resistiu ainda por mais de uma década no Brasil, que naquele ano registrou venda de 17 milhões de LPs e 21 milhões de CDs.

Loucos por Vinil é projeto idealizado pelo artista plástico Paulo Dud, em 2001, e realizado pelo Governo da Cidade, por meio da Secretaria de Cultura. Tem como proposta reunir, em um mesmo espaço, colecionadores e admiradores dos velhos discos de vinil. “Três décadas depois do lançamento do cd, o LP continua ganhando fãs, com lançamentos nacionais, lojas, feiras de discos raros, reabertura da única fábrica de long plays do País e retorno de LPs, pick-up e toca-discos no mercado especializado”, diz Paulo Dud.

PROGRAMA

O festival ocorre de 11 a 13/4, das 9 às 21h, com participação de vários colecionadores, que exibem raridades nos seus estantes e adoram falar de vinil, música, rock. A entrada é gratuita. Você não pode perder. Veja a programação de shows:

11/4, sexta-feira, 19h: Banda Cabeça Boca
12/4, sábado: 9h às 14h – DJs; 15h, Virtude Impetuosa; 17h – Devachan; 19h - Imagery
13/4, domingo: 9h às 14h – DJs; 15h – Guerrilha; 17h – Rollings Stones Live Cover; 19h - Apokalypsis 

Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29)

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.