/

DeFau decidirá sobre transferência da leoa e projeto de revitalização do Parque das Hortênsias

Por Sandra Pereira | 6/02/2014

DivulgaçãoLáercio Lopes esteve com técnicos do DeFau junto com vereador Onishi para pedir transferência da leoa e apresentar projeto de revitalização do Parque das Hortênsias

O destino da leoa Helga, única felina de grande porte que ainda mora no Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, está em vias de ser decidido. O secretário de Cultura, Laércio Lopes, informou que solicitou a transferência da felina para um santuário ao Departamento de Fauna do Governo do Estado (DeFau), durante a reunião em que apresentou a prévia do projeto de reforma e adequação do Parque das Hortênsias. Laércio e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Ronaldo Onishi se reuniram com integrantes do DeFau na última quarta-feira, 5. 

“O Defau vai procurar um local adequado para levar a leoa. Eles têm que autorizar a transferência e levar o animal. Também apresentamos o projeto de reforma. Os técnicos gostaram do que viram agora vamos esperar o posicionamento oficial deles para iniciar a obra”, afirmou Laércio Lopes. 

Ele disse que após a autorização do DeFau a reforma será iniciada e a conclusão das obras deverá ocorrer em um ano. Explicou que cada recinto do parque tem suas peculiaridades e a reforma está dentro dos parâmetros legais estabelecidos pela instrução normativa 169/08 do IBAMA,  que incluem questões como água, sombreamento, área de fuga, afastamento, corredor de segurança,  entre outros.  

O secretário contou que também foi apresentada a prévia do projeto de reestruturação e adequação dos recintos e prédios adjacentes do zoológico municipal. Ele disse que o próximo passo será o envio do projeto e o cronograma das obras. 

Para o vereador Ronaldo Onishi a reunião foi um passo significativo no o processo de revitalização do parque. Como presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara ele disse estar empenhado em assegurar que o projeto contemple a melhoria real nas condições de vida dos animais que vivem no zoológico municipal. 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.