/

Juíza de Itapecerica cassa diploma de Chuvisco e Regina, decisão cabe recurso

Por Sandra Pereira | 19/12/2013

jornal na net Processo de cassação aguardará volta do recesso judiciário   

A juíza eleitoral de Itapecerica da Serra, Patrícia de Assis Ferreira Braguini, julgou parcialmente procedente a ação movida contra o prefeito da cidade, Amarildo Gonçalves, sob a alegação de captação ilícita de sufrágio. A acusação foi movida por conta de uma reunião realizada com estágios no Hotel Del Verde, durante o período de campanha eleitoral, quando o prefeito Jorge Costa e a então secretária de Educação Soraia Regina teriam pedido votos para o candidato Chuvisco, que não estava presente no encontro.

Com base no art 41-A, da Lei n° 9.507/97, e no art 1°, inciso I, alínea ‘J’, da LC 64/90, a juíza determinou a cassação do diploma do prefeito Chuvisco e da vice-prefeita Regina Corsini. Também condenou ambos ao pagamento de multa equivalente a 5000 UFIR e determinou a inelegibilidade deles por 8 anos. A sentença só será publicada no começo de 2014. Até lá a decisão não tem nenhum efeito prático. De acordo com o advogado de defesa de Chuvisco, Dr. Joel Pereira, somente com a publicação da sentença será possível entender a sua extensão.

Dr. Joel Pereira disse acreditar que o prefeito poderá recorrer da decisão no cargo e apontou que os argumentos utilizados pela juíza para cassar Chuvisco e Regina Corsini são frágeis. “Com todo respeito à juíza o Chuvisco sequer sabia do evento. Não esteve lá. Não ofereceu nenhuma vantagem a ninguém. Como toda decisão de 1º grau essa sentença pode ser reformulada. Só podemos saber o que vai ocorrer com a publicação da sentença. Por enquanto não tem efeito nenhum porque o judiciário está em recesso”, explicou o advogado.

Na mesma sentença a juíza Patrícia de Assis Ferreira Braguini determinou a instauração de inquérito policial para apuração da prática de falso testemunho dado por Soraia Regina Ribeiro, então secretaria de Educação de Itapecerica.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.