/

Alunos do ensino fundamental serão avaliados

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/11/2013

DivulgaçãoA Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anaresc), também conhecida como Prova Brasil, e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) serão aplicadas para cerca de 5.500 alunos do ensino funda

Entre os dias 11 e 14/11 alunos da rede municipal de ensino de Embu das Artes passarão por avaliação. Nesse período, serão aplicadas dois dos três exames que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de ensino nas escolas do País.

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anaresc), também conhecida como Prova Brasil, e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) serão aplicadas para cerca de 5.500 alunos do ensino fundamental.

Esta será a primeira edição da ANA, direcionada aos alunos do 3º ano fundamental. A prova, que deverá ser aplicada anualmente, avaliará os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.

Já a Anaresc (Prova Brasil), aplicada a cada dois anos, chega a sua 4ª edição e avaliará a qualidade do ensino ministrado para os alunos do 5º e 9º ano nas escolas com, no mínimo, 20 alunos matriculados por série avaliada.A novidade nesta edição fica por conta da inclusão de duas novas áreas: Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Serão 26 questões das novas matérias, além das tradicionais questões sobre Língua Portuguesa e Matemática. 

Na última edição do exame, em 2011, Embu superou a meta do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e também a média nacional. Os alunos do 5º ano atingiram 5.3 em comparação a média nacional, que foi 5.0, já os alunos da 8ª série pontuaram em 4.6 superando o índice fixado em 4.1.


As provas serão aplicadas por profissionais indicados pela Secretaria de Educação.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.