/

Sads de Embu das Artes é destaque na Organização Pan-Americana de Saúde

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/10/2013

DivulgaçãoSads garante pesquisa sobre serviços de atendimento domiciliar no País

O Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde (Sads) é um dos poucos escolhidos de todo o Brasil para publicar trabalho científico no livro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) sobre os serviços de atendimento domiciliar no País. A Opas, organização internacional, realizou com o Ministério da Saúde o Primeiro Laboratório de Inovações. Dos quatro trabalhos inscritos pelo Sads, três serão publicados.

A indicação foi feita depois da visita técnica do Ministério da Saúde e Opas, para aprofundamento do serviço prestado e relatado na descrição das experiências. As instituições reconheceram a excelência do serviço prestado pela Secretaria Municipal de Saúde e pela equipe do Sads, na atenção à população acamada.

No trabalho encaminhado à Opas, a equipe embuense do Sads relata inovações e aprimoramentos que incluiu no seu trabalho diário, como a “humanização do atendimento através de entrega do atestado de óbito, cuidado com as anotações no duplo prontuário, um que fica na residência e outro com a equipe, facilitando as internações hospitalares, quando inevitáveis, a formação e integração da equipe com os cuidadores”.

O fechamento do Primeiro Laboratório de Inovações está previsto para dezembro, quando os dez municípios destacados terão representantes reunidos em Brasília, DF, e a Opas e o Ministério da Saúde aprofundarão a discussão técnica.

A secretaria mantém duas equipes formadas por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, que atendem 152 pacientes em todo o município. A equipe de saúde considera a sua participação nessa iniciativa muito importante, “pela troca de experiência com outros profissionais do País e a possibilidade de apresentar e discutir inovações”, criadas por ela.

O que é a Opas

A Organização Pan-Americana da Saúde é uma instituição internacional de saúde pública criada em 1902, a mais antiga agência internacional de saúde do mundo. Sua proposta é melhorar as condições de saúde dos países das Américas. Integrada à Organização Mundial da Saúde (OMS), também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Com sede em Washington, EUA, atua como escritório regional da OMS para as Américas e faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Possui escritórios em 27 países, além de oito centros científicos. 
Elke Lopes Muniz

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.