/

Outubro Rosa em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 9/10/2013

DivulgaçãoA rede de saúde oferece diversos exames para as mulheres da cidade. 

Intensificando o trabalho realizado durante todo o ano, Secretaria de Saúde de Embu das Artes também participa do Outubro Rosa,  mês de conscientização e combate do câncer de mama. A rede de saúde oferece diversos exames para as mulheres da cidade. As Unidades Básicas de Saúde disponibilizam exames que podem detectar diversas doenças nas mulheres, incluindo o câncer de mama.

Além dos tradicionais exames de urina, fezes e sangue, a paciente poderá agendar na UBS mais próxima de sua casa: papanicolau, ultrassom, mamografia, densitometria óssea e tomografia. Em alguns casos, como o papanicolau, a demanda é livre: é só chegar e realizar o exame na mesma hora. O município dispõe de ambulatório de mastologia (especialidade que previne, diagnostica e trata o câncer de mama)na UBS Embu (Centro), onde são atendidas em média 80 pacientes ao mês.

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar o posto de saúde para fazer o exame das mamas anualmente e as mulheres de 50 a 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

O auto-exame das mamas é o exame que a própria mulher realiza apalpando as mamas uma vez ao mês, uma semana após a menstruação; quando for observada alguma alteração, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência. O câncer de mama é o tipo de câncer mais freqüente na mulher brasileira, é uma doença que tem cura se descoberta logo no inicio.

O Movimento

O movimento Outubro Rosa, iniciado nos Estados Unidos, é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A Campanha, que dura todo o mês de outubro, visa alertar sobre o número crescente de pessoas com a doença e a importância de fazer o diagnóstico precoce. O câncer de mama é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

Com o estímulo da campanha, houve aumento no número de exames realizados. O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária , de 50 a 69 anos, em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.

Sandra Martins

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.