/

Centro POP traz conforto e dignidade aos moradores de rua em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 9/08/2013

Ricardo VazCentro POP já atendeu 177 desabrigados desde a sua inauguração no mês de junho

Visando melhorar as condições de vida e resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua do município, a Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou em junho, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, um equipamento voltado exclusivamente aos moradores de rua, o Centro POP - Centro Especializado para População em Situação de Rua. O espaço conta com banheiros para que os moradores de rua possam tomar banho, área de serviço para lavar roupa e um espaço de lazer e interação.Desde 12 de junho em funcionamento, o Centro POP já atendeu 177 desabrigados. 

Segundo a coordenadora da unidade, Suely Galina, no mês de junho a demanda de atendimento foi de 56 pessoas, uma média de aproximadamente duas pessoas por dia. Já em julho, foram acolhidas 121 pessoas, tendo uma média de quatro pessoas por dia. A coordenadora ressaltou ainda que no equipamento são desenvolvidos vários trabalhos, entre eles o “Ação Inverno 2013”, que é um projeto pontual, viabilizado em períodos de frio, como este que ocorre em julho.

Ação Inverno 2013


Programa realizado após as 18h por uma equipe de 13 pessoas, entre elas psicólogas, assistentes sociais, cozinheiros e motorista, tem por objetivo amenizar as complicações clínicas do frio nos moradores de rua, como por exemplo, a hipotermia, onde exposta a mais de 4 horas de frio intenso, a pessoa pode falecer. Segundo  Suely Galina, são entregues kits com cobertores e marmitas de sopa aos desabrigados. “Já entregamos 40 kits e além dessa entrega convidamos alguns deles para se dirigirem aos abrigos associados à Prefeitura, entre eles a ACVTS – Associação do Corpo de Voluntários de Taboão da Serra”, lembrou. 

A coordenadora destacou ainda que para cada um que recebe o atendimento, é traçado um Plano Individual, em que são feitos encaminhamentos para fazer documentos e exames médicos como tuberculose e HIV.

Perfil geral dos moradores de rua da cidade

O Centro POP abalizou, nesses pouco mais de um mês e meio, um perfil geral da população em situação de rua. A demanda média é de 95% de homens, com idade de 25 a 45 anos, de classe média, que tiveram vínculos rompidos com a família por diversos motivos, principalmente pelo envolvimento com a droga. 

Deles, 80% são usuários de Crack. Além disso, os que possuem idade acima dos 45 anos, em sua maioria, são alcoólatras. Cerca de 4% possui algum tipo de transtorno mental. O procedimento mais necessário é a higiene pessoal e acolhimento. 

Nesse sentido, segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, “o Centro POP oferece almoço, café e roupas limpas que são doadas. Além disso, auxiliamos os moradores de rua em seu entrosamento, no convívio social. É muito importante cada um alcançar sua autonomia”. “Para isso, nós os acolhemos de forma afetuosa, discreta e privada, sempre buscando resgatar a dignidade deles”, enfatizou a secretária. 

Serviço

Centro POP

Rua Izaura da Silva Camargo, 45, Jardim São Paulo

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h       

E-mail: centropop@taboaodaserra.sp.gov.br


Por Charles Eliseu

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.