/

Prefeitura de Taboão substitui árvores doentes por espécies nativas

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/07/2013

DivulgaçãoVista da Avenida Paulo Ayres após poda em árvores do canteiro central

A Prefeitura de Taboão da Serra está realizando a poda e substituição de algumas árvores do município por espécies nativas da flora brasileira. A decisão foi tomada para melhorar a iluminação de algumas vias, além de prevenir a possível queda de árvores que estavam com a estrutura comprometida.

Em 2011, um alto índice de infestação de um mosquito chamado mosca branca causou a perca da folhagem e a morte de diversos exemplares de fícus do município e ainda hoje existem árvores que estão “sofrendo” as consequências dos ataques daquele ano. Como medida preventiva e forma de impedir o retorno da mosca branca, a Prefeitura optou pela substituição de algumas árvores doentes por espécies nativas, como Aroeira-salsa, Pitangueira e Ipê-amarelo.

“O plantio de nativas trás inúmeros benefícios a população, como a melhora do clima na cidade, purificação do ar através da fotossíntese, amortece ruídos, além de atrair inúmeros pássaros e demais seres da nossa fauna” – explica Mariana Marotti, engenheira agrônoma da Secretaria de Manutenção. 

Marotti também explica que de 60 a 70% das árvores plantadas no munícipio são do tipo fícus, espécie originária de países da Ásia e Oceania e são conhecidas pelo vigor e resistência. A engenheira afirma que esses tipos de árvores são ideais para serem plantados ao ar livre e não em áreas urbanas, como é o caso Taboão da Serra. “Essa espécie tem crescimento vigoroso com raízes fortes que buscam água.

Neste processo, as raízes rompem canalizações, floreiras e até os alicerces das casas. A calçada começa a rachar e o asfalto da rua se levanta. Se elas encontrarem um muro ou parede pela frente, não hesitarão em quebrá-lo para continuarem sua frenética busca por alimento e água.” – diz. 

Podas e plantios

Desde o início de junho já foram realizadas podas de limpeza e levantamento de copa de árvores nas avenidas Paulo Ayres, Vicente Leporace e Cid Nelson Jordano.  “Entende-se como poda de limpeza a retirada de galhos secos, mortos, doentes, praguejados e galhos com risco iminente de queda” – explica Sandro Ayres, coordenador de manutenção de vias e áreas públicas de Taboão da Serra. “Já o levantamento de copa serve para se remover os galhos que estão muito baixos, atrapalham a circulação de pedestres e veículos, principalmente caminhões e ônibus” – completa.

Além das substituições, centenas exemplares nativas da flora brasileira foram plantadas na Avenida Cid Nelson Jordano as margens do Córrego Ponte Alta e outras 20 mudas nos entornos do campo do Jardim Salete.

Por Vera Sampaio 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.