/

O Gigante Acordou...

Por Outro autor | 17/07/2013

Marcelo ValladãoHillmann Albrecht, presidente da Acise escreve artigo sobre manifestos

Todos estão acompanhando, de alguma forma, os últimos acontecimentos no país, sobretudo, no que se refere às manifestações populares que se sucedem em diversas capitais e cidades do Brasil. Jovens em sua maioria, motivados pelas mais diversas causas, têm saído às ruas e, desta vez, não é para fazer o papel de pipoca, atrás do trio elétrico, ou torcer pelo seu time de futebol... Não, desta vez a motivação é outra... 

PROTESTAR

Protesto contra o que? Contra quem? Muitos cientistas políticos estão atônitos e tentam entender como essas mobilizações irão repercutir nas próximas eleições e quais serão as suas consequências reais na política brasileira. Em meio a tudo isso, uma coisa é certa: tente colocar goela abaixo uma moedinha de 5 centavos e em seguida uma de 25 centavos, para saber qual é a importância de 20 centavos.


O gigante acordou... A nação brasileira não aguenta mais tanto descaso e desonestidade na política, assiste incrédula a falta de respeito entre os poderes institucionais do país. O mais surpreendente é que tudo isso está em erupção justamente em um período que normalmente se imaginava a população aguardando os espetáculos de ilusionismo, tradicionalmente apresentados, Samba, Suor, Cerveja, Carnaval e Futebol... 

Desta vez, o povo “não quer só comida” o povo quer “diversão e arte e saída para qualquer parte” como diz a música dos Titãs, que se faz tão atual! Ou, numa outra canção desta banda “sempre jovem”, se questiona o uso da polícia institucionalizada, que em favor da ordem que, agrediu, bateu e usou todo o tipo de repressão.  Mas uma coisa é certa, eles eram os únicos que não pediram para estarem lá, os demais foram por livre e espontânea vontade, por sua conta e risco.

O que ficará para nós deste Junho de 2013? Algumas vitórias já se apresentam como a redução das tarifas do transporte em algumas cidades, o sepultamento da PEC 37 e principalmente, o turbilhão de novos comportamentos que serviram para abalar as estruturas políticas do país, isso demonstrou a verdadeira face da democracia, o poder exercido pelo povo e para o povo. 

A tão esperada e urgente Reforma Política tem que sair do papel! E não é aquela que está arraigada nas mentes deturpadas dos encastelados de plantão, é necessário dar prioridade a novas ideias, novas lideranças, oxigenar as câmaras, assembleias e congresso, longe de querer fortalecer partidos, que em sua maioria estão contaminados e com a prepotência de se manterem enraizados no poder e imaginando dominar a população pelo estômago e dissociados da visão de futuro, pois povo alimentado, pensa, vê, enxerga, entende e protesta... Qualquer movimento, díspar, dessa realidade, como uma eventual tentativa de aprovar, voto único em legenda ou em lista de partidos, prepare-se, O BICHO VAI PEGAR, pois acordado já está.



Hillmann Albrecht

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.