/

Iniciativa leva cultura e arte a crianças e adolescentes de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 17/06/2013

W. RaederCultura leva Projeta Filmes para as Escolas do Ensino Fundamental de Taboão da Serra

Arte, literatura, música e poesia. Essas são as propostas de uma iniciativa que começa a ganhar espaço no município: a Projeta Filmes. Com o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a proposta é levar às escolas filmes (curtas e longas metragens) que retratam, de forma independente, a realidade das diversas comunidades espalhadas por São Paulo. 

A intenção da proposta é servir como um complemento à rotina escolar dos jovens, incentivando-os ao senso crítico, promovendo discussões e despertando, dessa maneira, a curiosidade com relação a diversos assuntos cotidianos. Os responsáveis pela divulgação do projeto acreditam que conhecer quem são as pessoas que desenvolvem esses trabalhos nas comunidades e as diferentes realidades que enfrentam no dia a dia da periferia é importante, pois promove a educação, a cultura e o conhecimento aos jovens, que por vezes carecem de elementos alternativos de ensino. 

A EMEF Cecília Meireles abriu as portas para o projeto, e, além da mostra do documentário Rei das Ruas, produzido pela Mosquito Project, em associação com a TV Cultura, as crianças acompanharam de perto a apresentação da premiada dançarina de ragga (ritmo ligado ao hip hop), Aline Trindade, bem como récitas de poesias e demais iniciativas artísticas. Muitas delas, curiosas, fizeram perguntas e interagiram positivamente aos temas expostos, demonstrando a boa receptividade positiva à ideia, e também ao encontro. 

Questionado sobre o porquê de levar esse projeto às escolas, um dos organizadores, Edmauro Teixeira de Almeida, também conhecido como Cocão, do Grupo Versão-Popular, comenta: “A escola é a base, a formação, é ali que você aprende muitas coisas”. Além do interesse em levar o documentário para outros espaços educativos do município, Cocão ressalta que o projeto “faz o jovem sair da rotina, é um atrativo que ajuda, mostra outro caminho para a criança, para o adolescente”. 

Documentário “Reis da Rua”

Produzido pela Mosquito Project, em associação com a TV Cultura, a série tem como objetivo documentar a história de pessoas muito conhecidas em suas comunidades mas que, em contrapartida, passam despercebidos por grande parte da população e da mídia. Cantores, artistas, religiosos, músicos, esportistas; são alguns dos exemplos de celebridades locais que, apesar de invisíveis aos olhos de muitos, demonstram superação, solidariedade, aprendizado e dedicação dentro e fora do meio em que convivem diariamente. O documentário, que atualmente está em sua segunda temporada, vai ao ar todas as segundas-feiras, às 20h40, na TV Cultura.

Por Dereck Gomes 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.