/

Vereadores participam de Conferência das Cidades em Taboão da Serra

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 21/05/2013

Eduardo Toledo - Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão

Seis vereadores de Taboão da Serra participaram da 3ª Conferência das Cidades, realizada no último sábado, dia 18, no Cemur. O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, além de Érica Franquini, Professor Moreira, Ronaldo Onishi, Cido e Eduardo Lopes estiveram presentes aos trabalhos.

A Conferência Municipal da Cidade foi uma oportunidade dos moradores participarem da construção e elaboração de políticas públicas em relação ao desenvolvimento urbano. O evento reuniu arquitetos convidados, autoridades municipais, representantes das secretarias de transporte e mobilidade e habitação, além de dezenas de representantes da sociedade civil.

Segundo Eduardo Nóbrega, presidente da Câmara Municipal, a conferência tem uma grande importância para a cidade, uma vez que discute os principais problemas na área do desenvolvimento urbano. “Acredito que nós temos que avaliar o que é mais importante nesse momento, Taboão da Serra tem uma das maiores densidades demográficas do país e o trânsito está cada vez mais complicado”, afirmou.

Para Nóbrega, as escolas que Taboão da Serra fizer agora serão decisivas para o futuro da cidade. “Estamos para receber o Metrô nos próximos anos, temos uma malha viária que não tem como crescer, tudo isso vai influenciar na forma em que vamos interagir com a cidade daqui a 10, 15 anos. Precisamos pensar também na questão habitacional que está saturada, estamos verticalizando tudo sem uma infraestrutura adequada”.

O vereador Ronaldo Onishi disse que a Conferência Municipal permitiu que os vereadores conhecessem melhor os desafios que a cidade precisa enfrentar nas áreas de habitação, mobilidade e desenvolvimento urbano. “Acredito que conhecer os problemas é o primeiro passo para discutir as suas soluções. Como vereador temos o dever de participar, acompanhar e incentivar toda ação que tenha como objetivo final a melhoria das condições e qualidade de vida dos moradores de Taboão da Serra”. 

Onishi falou também que as discussões realizadas no Cemur foram importantes para o esclarecimento de diversos temas. “Vale destacar que a qualidade das palestras e o trabalho sério dos grupos de discussão também merecem nosso reconhecimento, assim como o compromisso do prefeito que ajudou a atingir os objetivos da conferência".

O vereador Professor Moreira afirmou que um dos principais objetivos da Conferência é identificar se o Plano Diretor está sendo utilizado dentro do que foi concebido. “O evento serve para atualizar esses mecanismos e propor novas ações para a cidade, ela muda muito, vai crescendo e precisamos alterar”.

Moreira lembrou que hoje Taboão da Serra é um polo de prestador de serviços, e as indústras instaladas na cidade estão diminuindo. “A Conferência nos aponta as mudanças e dá soluções para essa transformação, por isso ela é de suma importância”. Moreira foi escolhido como representante da Câmara na Conferência Municipal e foi eleito como um dos 24 delegados para a Conferência Estadual, que deve acontecer dentro de 60 dias.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.