/

Festa da Santa de Cruz inova com show no Parque Rizzo em Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 20/05/2013

Sandra PereiraZé Geraldo empolgou público no encerramento da Festa de Santa Cruz do Embu 

A mistura do rock com a música caipira de raiz encerrou em grande estilo neste domingo, 19, a Festa da Santa Cruz de 2013 de Embu das Artes, com a apresentação do cantor Zé Geraldo. Ele é considerado um dos principais cantores e compositores do folk brasileiro. Tem mais de 30 anos de carreira e quase 20 discos lançados. O público cantou junto com Zé Geraldo sucessos que marcaram a carreira dele como Reciclagem, Senhorita, Olhos Mansos e Milhos aos Pombos, Cidadão, Estradas, Terceiro Mundo e muitos outros. A noite fria não esfriou o ânimo dos participantes. Também passaram pelo palco as duplas Marcos e Ivan,Wagner e Valmir, Matheus Minas, Luiz Augusto e Gabriel, além da Congada São Bernardo do Campo, Folia de Reis (Marajoara/ Embu das Artes), Adoradores Mirins da EM Prof. Mauro Ferreira e Jongo. Veja fotos aqui.

Como acontece tradicionalmente a festa de Adoração à Santa Cruz reuniu festeiros de várias cidades durante a abertura na última sexta-feira, 17. O evento é o mais tradicional do município e figura entre os mais antigos do Estado. Tem valor cultural inestimável e mantêm acesa a tradição religiosa e musical comuns às cidades que integram o cinturão jesuítico paulista.

Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, acendem velas, cantam e dançam em adoração a ela. Um dos momentos mais bonitos da festa é o levantamento do mastro, que vem acompanhado pelas tradicionais danças, cantorias e dança da fita no mastro erguido no centro do terreiro onde os festeiros se reúnem. As bandeirolas coloridas já foram retratadas em milhares de pinturas características dos artistas de Embu. 

A principal novidade deste ano da festa foi a realização do show de encerramento no palco montado pela empresa Recon eventos, no Parque Rizo. A primeira parte da festa aconteceu no memorial Sakai, onde tradicionalmente era realizada. Já o encerramento ocorreu no Parque Rizzo, por medida de segurança, segundo o secretário de Cultura de Embu das Artes, Alan Leão. De acordo com ele esse ano a pasta inaugurou na festa um modelo de parceria com a iniciativa privada para a realização de eventos públicos.

 “Depois da tragédia que ocorreu em Santa Marina o Corpo de Bombeiros está mais criterioso na liberação dos alvarás de funcionamento. No local antigo a gente não poderia ter barracas e por isso resolvemos trazer a festa para cá. Tivemos o apoio da empresa Recon e conseguimos proporcionar a todos os nossos visitantes uma linda festa”, afirmou, acrescentando que a segurança, o palco, sistema de iluminação e as barracas de alto padrão foram outros diferenciais. “Nós usamos o recurso público para fomentar a produção cultural, para realizar shows como esse contamos com a parceria da Recon”, comemorou Alan Leão.

O empresário Naldo Sales disse que a Recon cedeu a estrutura para realizar a festa de Adoração à Santa Cruz por acreditar na cidade e na política municipal de cultura. Ele destacou que a experiência foi amplamente positiva e já anunciou que em 2014 a empresa irá disponibilizar uma estrutura ainda maior para realizar a tradicional festa. “A Recon vai fazer a festa de Santa Cruz de Embu ser cada dia melhor”, prometeu.




 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.