/

CREAS assiste 86 adolescentes de Taboão após violência doméstica ou sexual

Por Sandra Pereira | 20/05/2013

Sandra Pereira No dia 17 servidores da rede municipal de assistência participaram de palestra na sede do Taboão Prev

CREAS assiste 86 adolescentes de Taboão após violência doméstica ou sexual Taboão da Serra registra atualmente 86 adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual atendidos nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes no município. Todos os casos foram registrados após denúncias e estão espalhados nas mais diversas regiões da cidade. O número de adolescentes vítimas da violência doméstica ou sexual é considerado alto para o perfil de Taboão. Os dados são da Secretaria de Assistência Social.

Os jovens e adolescentes recebem acompanhamento escolar, participam de palestras, cursos e recebem atendimento psicológico. Na sexta-feira, 17, na sede do Taboão Prev servidores que trabalham nos Creas, Cras, além de funcionários da saúde e da educação participaram de uma palestra de capacitação promovida por especialistas da USP, com a finalidade de qualificar os profissionais da rede de atendimento para romper o ciclo da violência dos jovens assistidos pela rede CREAS e CRAS.

“O que fica claro em muitos casos é que o homem não está a procura de uma mulher. Ele quer mesmo é violentar uma menina”, afirma a secretária de Assistência Social, Arlete Silva. Ela admite que a pasta sozinha não consegue dar os encaminhamentos necessários para assegurar que esses jovens vítimas de violência consigam enxergar o futuro que existe além de suas experiências negativas. Nesse sentido ela destacou que é fundamental o funcionamento de toda a rede municipal composta também pelas secretarias de Educação e Saúde, primordialmente.

“A maioria desses casos de violência está diretamente relacionada ao consumo de drogas. Por isso precisamos que toda a rede funcione e trabalhe junta para tirar os jovens da violência e evitar novos casos”, disse, acrescentando ainda que a falta de organização familiar, a ausência de Deus e de valores acaba agravando o problema. Um dos pontos destacados pela equipe da USP que preparou a palestra de qualificação dos servidores foi a necessidade de se fazer reunião de planejamento, a fim de garantir que o atendimento às família e aos adolescentes vítimas da violência doméstica e sexual seja o mais qualificado possível.

Atualmente as equipes se reúnem semanalmente. Arlete Silva disse que o trabalho de investigação dos casos de violência doméstica e sexual contam com o apoio da Promotoria de Justiça e do Conselho Tutelar. Segundo ela, são os vizinhos quem mais denunciam os abusos, pedindo sempre que seja o mantido o anonimato. De acordo com ela a maior parte das denúncias é feita por telefone, ou por escrito nas sedes dos CREAS, CRAS, na secretaria e no Conselho Tutelar.

Para denunciar casos de violência domestica e sexual contra crianças e adolescentes em Taboão da Serra basta ligar para os telefones abaixo.

Serviço:

Secretaria de Assistência Social

Rua Luís Carlos Ventura, 79, Jardim Pirajuçara - cep: 06775-270 Telefone: 4138-8040 Email: sas@taboaodaserra.sp.gov.br

Conselho Tutelar de Taboão da Serra

Avenida Dr. José Maciel, 273 – Jd. Maria Rosa Telefones: 4701-1618 / 4787-3451

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.