/

Elevação do asfalto e canalização promete acabar enchente na divisa de Embu de Itapecerica

Por Sandra Pereira | 16/05/2013

Sandra PereiraTrânsito local está interditado para a conclusão da elevação do asfalto no bairro do Pinheirinho

Seguem em ritmo acelerado as obras nas margens da rodovia Régis Bittencourt, no Jardim Pinheirinho, entre as cidades de Embu das Artes e Itapecerica da Serra. Há vários anos os moradores da região enfrentam as enchentes e a falta de segurança no trânsito local, que frequentemente é palco de acidentes graves. A expectativa da população local é de que as obras tragam mais segurança ao tráfego de pedestres e veículos, além de acabar com os alagamentos constantes na rodovia. Equipes do departamento de transito das prefeituras de Embu das Artes e Itapecerica acompanham a realização das obras, que segue para a etapa final.

A obra de infraestrutura no Pinheirinho consiste na canalização de parte do córrego que corta o bairro, a implantação de galeria pluvial e a elevação do asfalto em pouco mais de 1 metro de altura.  As obras estão sendo feitas em conjunto pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) e a autopista Régis Bittencourt. Ambas assumiram a parte que lhes compete visando à solução do problema das enchentes que anualmente afeta a vida da população local.

Quem vive no bairro há mais tempo acumula histórias de alagamentos que deixaram a Régis Bittencourt intransitável por horas causando gigantescos congestionamentos.  Outro problema grave na região é a falta de segurança. O local é alvo constante da ação de criminosos.

O DER assumiu a construção da galeria pluvial num trecho de 800 metros e a elevação da pista. Já a autopista vai cuidar do desassoreamento do córrego, para reduzir o risco de alagamento na pista. Equipes das prefeituras de Embu e de Itapecerica apóiam as obras auxiliando o controle e liberação de veículos.

Quando a obra for finalizada o Pinheirinho passará a contar com um novo acesso que permite a saída de Itapecerica com destino à Embu das Artes e pista de retorno para a Régis Bittencourt. Também deve significar o fim das enchentes que causam reclamações entre os moradores.

Há poucos quilômetros do Pinheirinho, em outro trecho onde a autopista Régis Bittencourt elevou a pista, os alagamentos constantes deixaram de acontecer.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.