/

Músico de Taboão da Serra ganha bolsa de estudo na Europa

Por Outro autor | 15/05/2013

Músicos do FuturoArtista foi revelado pela Associação Músicos do Futuro. A entidade promove no sábado, 18, a Noite da Pizza, para a compra de novos instrumentos

Na metade da primeira parte do concerto musical no início do mês no Cemur, o maestro Edison Ferreira apontou para o assoalho do palco: “Estes pingos no chão são gotas de suor do músico que acabou de se apresentar. O artista se entrega de corpo e alma ao instrumento, e dá tudo de sí para a plateia”. O instrumentista César Petená tinha acabado de executar um solo na viola caipira.

 A entrega total é marca registrada da Associação Músicos do Futuro (AMF), sediada em Taboão da Serra. Esta organização não governamental já encaminhou para grandes orquestras vários jovens talentos do nosso município. “Temos a bandeira de Taboão da Serra fincada em orquestras espalhadas pelo Brasil”, orgulha-se o maestro que fundou a instituição em 1996.

 Entre os músicos revelados pela AMF estão o trompetista Michel Sales, hoje na Orquestra Sinfônica de Manaus; Erik Felix (oboé) na Sinfônica de Heliópolis; o violinista Douglas Araújo (Orquestra Experimental de Repertório); Danilo Silles (3ª trompa da Orquestra Sinfônica Brasileira), o percussionista César Simão (Orquestra Sinfônica de Cubatão).

O clarinetista Filipe Esteves, morador do bairro Parque Pinheiros, venceu em dezembro de 2012 o concurso da TV Cultura destinado a jovens intérpretes da música clássica brasileira. 

Revelado pela AMF, ingressou em 2009 na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. 

Ainda no ano passado Filipe Esteves foi contemplado no Festival de Inverno de Campos do Jordão a fazer intercâmbios na Royal Academy of Music de Londres, na Inglaterra; no Conservatório de Amsterdã e no Conservatório Real de Haia, na Holanda; no Peabody Institute e no Cincinnati Colege of Music, ambos nos Estados Unidos. 

Em setembro próximo, Filipe Esteves e sua clarinete embarcam para uma bolsa de estudos na Itália.

 A AMF está em campanha financeira para comprar novos instrumentos musicais – veja no rodapé da matéria.

Ecos de uma manhã de sons e glória

Havia oito anos que o maestro Edison Ferreira não subia ao palco do Cemur. “É com muita emoção que volto a tocar neste lugar”, disse o regente, enaltecendo os artistas da cidade: “Aqui em Taboão da Serra temos atores e atrizes de grande valor, artesãos e pintores de primeira qualidade, enfim, em cada modalidade artística vamos encontrar pessoas com imenso apuro técnico e alta sensibilidade”.

O Concerto Inaugural da Escola Municipal de Música teve repertório de ampla variedade com obras clássicas, samba, música de cinema, e chorinho. A audição principiou com a Camerata de Cordas na Pequena Serenata Noturna, composta por Mozart em 1787. É uma das mais populares entre as músicas clássicas. É comum ver-se pessoas assobiá-la pelas ruas. No primeiro movimento ela empolga o público, com uma subida melódica quase agressiva. Já no segundo movimento a plateia mergulha numa sensação de intimidade e ternura.

Depois deste quinteto de cordas e do violão-solo de Guilherme Faquetti, foi a vez do Quinteto de Metais levar para o palco a melodiosidade malandra d’APantera Cor de Rosa, do norte-americano Henry Mancini, seguida do vigoroso samba-exaltaçãoAquarela do Brasil, de Ary Barroso.

A primeira parte do concerto fechou com a divertidaAssobio a Jato para flauta e violoncelo. Nela o compositor Heitor Villa-Lobos faz uma brincadeira musical, jogando com as características naturais de ambos os instrumentos.

Na segunda parte do espetáculo, a versão compacta da ópera-rock Jesus Cristo Superstar causou comoção nos espectadores.
“Nós vamos levar estas músicas de qualidade até as pessoas que não podem se deslocar para ver espetáculos. Vamos invadir a periferia”, garantiu o maestro ao agradecer a liberdade de trabalho que lhe está sendo dada pelo prefeito Fernando Fernandes e seu secretário da Cultura.

A união das técnicas revolucionárias da Associação Músicos do Futuro e do Teatro Livre de Abigail Wimer, vão empolgar a população de Taboão da Serra com montagens musicais de grande impacto.

Noite da Pizza

Associação Músicos do Futuro
Sábado, 18 de março a partir das 18h30
Rua Nair Marques de Souza, 129
Jd Maria Rosa, Taboão da Serra

Reservas e informações: 4787-8277

Texto: David da Silva 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.