/

Prefeitura promove campanha de vacinação contra gripe influenza

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 12/04/2013

Divulgação - GoogleCampanha de vacinação contra gripe acontecerá nos dias 15 á 16 de abril 

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Autarquia Municipal de Saúde - IS,  realiza, entre os dias 15 e 26 de abril, campanha de vacinação para imunizar contra a gripe H1N1 e contra outros dois tipos do vírus: o influenza A H3N2 e B.

O público-alvo são adultos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e pacientes crônicos diagnosticados como diabéticos insulino-dependentes ou hipertensos. No caso desses doentes crônicos, é necessário apresentar receita médica para vacinação, ou aguardar a segunda semana da campanha, de 22 a 26 de abril, para se vacinar.

Este ano, a campanha amplia o público-alvo, incluindo mulheres que tiveram parto em até 45 dias e a população privada de liberdade (presidiários).

Todas as unidades básicas de saúde do município participarão da campanha, que acontece  de segunda a sexta feira, das 8 às 17 horas.

O dia 20 de abril, sábado, está marcado como Dia D da campanha, quando cerca de 200 profissionais da área da saúde do município estarão envolvidos na ação e todas as unidades básicas de saúde estarão abertas, das 8 às 17 horas, para aplicar a vacina.

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), a vacina é produzida a partir de pequenos fragmentos do vírus, quantidade insuficiente para causar qualquer infecção, o que a impede totalmente de provocar gripe em quem tomar a dose.

Junto com a campanha de vacinação contra a gripe, será realizada também a campanha de saúde bucal para detecção do câncer bucal. As pessoas que se dirigirem ao posto de saúde para receber a vacina serão convidadas a participar de uma palestra educativa sobre os riscos desse tipo de câncer e passarão por uma avaliação com profissional dentista para serem examinados, visando a prevenção e detecção da doença.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.