/

Delegado de Embu move interpelação judicial contra Orlandi

Por Sandra Pereira | 11/03/2013

Arquivo do Jornal na Net Interpelação judicial é o pedido de esclarecimento feito via citação ou notificação judicial

O delegado titular da Delegacia Central de Embu das Artes, Pedro Arnaldo Buk Forli, ingressou com uma interpelação judicial cobrando explicações em juízo do ex-prefeito Nivaldo Orlandi, em razão de denúncias feitas por ele após ficar detido por seis dias. A prisão de Orlandi aconteceu no dia 22 de fevereiro, de acordo com a polícia, por desobediência à determinação de fechamento da Casa CTG Saudades do Sul e pela posse de uma espingarda calibre 28, encontrada no local. A prisão dele levantou polêmica na cidade e motivou atos em favor da abertura do CTG.

Quando o ex-prefeito estava preso a esposa dele, Fabiana Balarmino, prestou queixa contra o delegado na corregedoria. Ela disse que a documentação do CTG só não está completa em razão da demora do Corpo de Bombeiros de fazer vistoria para liberar o alvará de funcionamento do local. Apoiadores do CTG afirmam que a Casa existe há 29 anos e não teria razão de ser fechada.

Na justificativa da ação de interpelação o delegado sustenta que a prisão de Orlandi seguiu todos os trâmites legais. Afirma que desde então vem sofrendo “campanha difamatória e eventualmente caluniosa contra sua pessoa levada à cabo nas redes sociais da internet e normalmente no Facebook”, afirma o documento, acrescentando que “nessas páginas o requerido vem sistematicamente enxovalhando a reputação do requerente atribuindo ao mesmo a prática dos crimes de abuso de autoridade, fraude processual e prevaricação enquanto autoridade policial”.

O delegado também reclama que sofreu acusações de trabalhar embriagado e fazer uso dos entorpecentes apreendidos durante ações policiais e se queixa da publicação de um panfleto intitulado “Bebabo, Chapado ... O Delegado titular de Embu das Artes”.

Pedro Arnaldo Buk Forli cita no decorrer do texto partes do Boletim de Ocorrência registrado sob o número 854/2013. Salienta que em ato falho o requerido deixa claro que sua vontade seria unicamente lavrar B O por desobediência como já havia ocorrido outras cinco vezes. O delegado também afirma que Orlandi não teria ido à delegacia de livre e espontânea vontade, mas sim, teria sido conduzido pela Guarda Civil Municipal. 

Por telefone a esposa de Orlandi confirmou a autoria do panfleto criticado pelo delegado. Disse que ele relata os fatos durante o prisão. Ela revelou que o marido também vai prestar queixa contra o delegado na corregedoria. 

 Interpelar significa pedir explicações, esclarecimentos. A interpelação judicial é o pedido de esclarecimento feito via citação ou notificação judicial.  A resposta à interpelação judicial não é obrigatória. Dependendo da resposta – ou da não resposta – a pessoa pode acionar o Judiciário com uma medida mais eficaz, uma ação por calúnia, por exemplo.  A interpelação judicial está regulamentada no Código de Processo Civil, do artigo 867 ao 873.


 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.