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Grandes eventos demandam um novo nível de qualidade de atendimento

Por Outro autor | 5/03/2013

Divulgação Thaís Giuliani é docente do curso de Turismo no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo

Copa do Mundo, Copa das Confederações, Olimpíadas. Não são somente os eventos esportivos que têm trazido uma grande demanda de estrangeiros para o Brasil. A crise mundial dos países desenvolvidos tem viabilizado a entrada de pessoas de outras nacionalidades para trabalhar e também visitar o país. Incentivo para os bons negócios não faltam. Porém, faz-se necessário o alerta à falta de qualidade nos serviços ainda existentes no país.

 Investir na melhoria dos serviços será imprescindível para atender este mercado que está cada vez mais exigente. O turista ou executivo expatriado que vem ao Brasil encontra um mercado de serviços heterogêneos, com uma grande maioria de profissionais ligados a serviços e turismo que não fala um segundo idioma. Sobra empatia, simpatia e hospitalidade dos brasileiros. Porém, não é suficiente para satisfazer as necessidades do cliente. Com orientação e profissionalismo, os brasileiros terão os diferenciais fundamentais para atender a esse público e fazer dos produtos e dos serviços um bom cartão de visitas.

Chegar a um ponto ideal na qualidade dos serviços requer investimento na qualificação dos profissionais já inseridos no mercado, bem como daqueles que desejam ingressar neste segmento. Para isso é essencial que as empresas tenham bem claro quais são sua missão e valores, além de estar disposta a rever hábitos e atitudes, começando pela sua liderança e chegando até o atendente na ponta da linha. Muitas empresas investem em treinamento, mas ao final do processo não tem resultados mensuráveis. Para os novos profissionais que desejam aproveitar as oportunidades existentes no segmento do Turismo, é fundamental buscar uma capacitação específica e de qualidade. O mercado necessita de mão de obra qualificada para garantir o sucesso desses grandes eventos e os profissionais que buscarem esta capacitação, com certeza terão destaque. 

Ainda está em tempo das empresas identificarem seus pontos de melhoria e prepararem suas equipes para atender às expectativas dos visitantes internacionais e dos clientes brasileiros. Para isso é importante que elas desenvolvam um programa de treinamento que proponha um diagnóstico sob medida para identificar quais são estes pontos e formatar uma ação que efetivamente contribua para o sucesso do negócio. A empresa deve atuar em todo o ciclo, da identificação da necessidade até a avaliação de como o treinamento contribuiu para a melhoria dos resultados pela visão dos clientes.

 Com um bom planejamento, organização e capacitação dos profissionais envolvidos em todas as fases do atendimento, o sucesso será garantido. Desta forma será possível aproveitar as oportunidades que esses grandes eventos internacionais podem propiciar para o crescimento do Turismo no Brasil.

Thaís Giuliani

É docente do curso de Turismo no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – unidade Brigadeiro. Graduada em Turismo, tem especialização em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e mestrado em Administração.


 

 

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