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Gestão da IACTA leva caos ao Pronto Socorro do Antena

Por Sandra Pereira | 22/02/2013

Arquivo Jornal na NetAdministração da IACTA está com  os dias contados, enquanto isso população sofre com descaso na saúde

Está cada dia pior o atendimento prestado pela IACTA Saúde aos pacientes que procuram atendimento no Pronto Socorro do Antena, em Taboão da Serra. As queixas da população sobre a má qualidade do atendimento de saúde no local crescem a cada dia. O tempo de espera por atendimento aumentou, o número de médicos para atender foi reduzido. Há problemas até mesmo com a higiene das salas e roupas  e lençóis dos leitos.Em alguns horários a superlotação é comum no local. Para agravar ainda mais o quadro, que já era ruim desde o segundo semestre de 2012, os atrasos nos pagamentos de funcionários acabam fomentando a insatisfação e trazendo insegurança em quem trabalha no limite do estresse e convive com a falta de estrutura para atender bem a quem precisa.

O prefeito Fernando Fernandes já anunciou que vai reincidir o contrato com a empresa que é alvo constante que críticas e até de uma investigação do Ministério Público. Desde o período pré-eleitoral ele fazia críticas à atuação da IACTA na cidade. Fernando Fernandes  está em conversação com a Sociedade Paulista de Medicina, que administra o AME e o HGP para assumir a administração do Antena – leia mais aqui.

O vereador José Aparecido Alves disse que vai pedir ao prefeito a ruptura imediata do contrato da prefeitura com a IACTA.

“Estamos vivendo o pior momento na história da saúde na nossa cidade. A IACTA já superou todos os limites do caos. Pessoas estão morrendo por falta de atendimento de qualidade. Essa empresa já fez muito mal à Taboão e deve deixar a nossa cidade rapidamente. Vou pedir ao prefeito que acabe logo com o sofrimento da nossa população e tire a IACTA da cidade”, disse.

A reportagem do Jornal na Net esteve no Antena essa semana e se deparou com o quadro dramático da saúde pública no local. Nos corredores pacientes esperam transferência para outras unidades, outros aguardam laudos médicos para confirmar altas ou cirurgias. Em meio aos caos funcionários desmotivados tentam manter a rotina de atendimento sem saber ao menos se vão receber os salários atrasados, ou ao menos manter os seus empregos após a saída da IACTA do Antena.

Pacientes das mais diversas faixas etárias e com os mais variados problemas de saúde chegam a esperar atendimento médico por até cinco horas. Todos são unânimes em admitir que é preciso mudanças urgentes no Antena.

“Esperei quase cinco horas para passar no médico. Tinha tenta gente esperando que nem deu tempo de falar o meu nome direito. É absurdo o jeito como atendem a gente no Antena.
Há relatos de pacientes que teriam ficado horas esperando para passar na triagem, que define as prioridades de atendimento. Depois da triagem teve gente que ficou quase duas horas para conseguir ser atendido pelo médico. Alguns desistiram e voltaram para casa.

Um idoso de 72 anos disse a reportagem que enfrentou mais de três horas de espera para tomar uma injeção contra gripe e medir a pressão. Uma moradora do Leme resumiu o drama de todos ao evidenciar que a saúde é a área  mais carente de atenção dos governantes. “Hoje eu fiquei três horas para ser medicada. Já cheguei a ficar um dia inteiro. Aqui sempre foi assim”, lamentou. 

 

 

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