/

Embu sedia etapa do Brasileiro de Rugby neste final de semana

Por Sandra Pereira | 25/01/2013

Rodrigo Bellé - Divulgação Mais de 400 atletas de 10 estados participam do Brasil Sevens

Embu das Artes recebe neste final de semana, no Estádio Hermínio Esposito (Alameda Fernando Batista Medina, 120, Centro, telefone 4704-0027) o Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens. O Brasil Sevens 2012/2013 reúne as melhores equipes do país na modalidade, que voltará ao calendário olímpico em 2016. No sábado (26), o evento começa às 9h e termina por volta das 23h. No domingo (27), inicia às 9h com encerramento às 19h. A entrada é gratuita.

Mais de 400 atletas de 10 estados participam do Brasil Sevens. A categoria masculina contará com 18 equipes, enquanto a feminina terá 15 times na disputa. O aumento no número de clubes participantes em relação à edição passada - cinco a mais, sendo duas entre os homens e três com as mulheres - fará com que a disputa pelo título seja ainda mais acirrada.

A cidade está  consolidando a parceria com a  Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), e vem se firmando como sede de eventos desse esporte desde 2011. Naquele ano, a seleção brasileira, em jogo amistoso, venceu a equipe de Edimburgo, na Escócia, conquistando o título de campeã. Partida amistosa com a França foi realizada em 2009, além de edições do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil de Rugby.

“As meninas do Rugby Sevens do Brasil são octocampeãs e lideram entre as equipes femininas sul-americanas”, diz o gerente de Competições da Confederação, Carlos Eduardo Davoli. O destaque da Seleção Brasileira, oito vezes campeão, e de atletas de vários Estados no rúgbi, que tem duas modalidades, Rugby Sevens, que é a olímpica, e Rugby XV, mais tradicional, reforçam a previsão de o esporte se tornar mais popular entre os brasileiros.

Em Embu das Artes, professores da CBRu têm apresentado o rúgbi aos integrantes do Programa Esporte Cidadão e há projeto de instalação de núcleos do esporte na cidade. Outra boa notícia: estão em andamento as negociações para parceria da Confederação Brasileira com instituição da Nova Zelândia, país número um no rúgbi, para intercâmbio esportivo e que certamente chegará a Embu das Artes, segundo Carlos Davoli.

Inspirado no futebol

Nos dias 19 e 20/1, foi realizado o Campeonato Brasileiro Juvenil (14 a 18 anos) de Rugby, e a equipe de Curitiba, PR, surpreendeu ao vencer na categoria feminina M18, Jacareí ganhou na categoria M16 e SPAC foi o campeão da categoria M18. Compareceram mais de 300 atletas ao estádio embuense.

O rúgbi (rugby, em inglês, ou râguebi, em português europeu) começou a ser praticado no Colégio Rugby, na Inglaterra, em 1823. Foi criado como uma variação do futebol, sendo denominado inicialmente futebol-rúgbi. Há a modalidade Rugby League (com 13 atletas) e a sua variação olímpica, com sete. Além dessas variações, existe o rúgbi de praia, de toque, em cadeira de rodas, subaquático e rúgbi de quinze (ou rugby union), a modalidade mais praticada.

Confira os grupos:

Masculino
Grupo A: São José (SP), Taurus (MG) e URA (SP)
Grupo B: Curitiba (PR), Londrina (PR) e Balneário Camboriú (SC)
Grupo C: SPAC (SP), Charrua (RS) e Niterói (RJ)
Grupo D: Desterro (SC), Pasteur (SP) e Goianos (GO)
Grupo E: Rio Rugby (RJ), Farrapos (RS) e Alecrim (RN)
Grupo F: Bandeirantes (SP), Varginha (MG) e Jacareí (SP)

Feminino:
Grupo A: SPAC (SP), Curitiba (PR) e Pasteur (SP)
Grupo B: Niterói (RJ), Rio Branco (SP) e Tornados (SP)
Grupo C: Desterro (SC), Vitória (ES) e Recife (PE)
Grupo D: Charrua (RS), BH (MG) e Jacareí (SP)
Grupo E: São José (SP), Bandeirantes (SP) e Goianos (GO)

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.