/

Eleição da mesa gera impasse na posse do prefeito, vice e vereadores de Embu

Por Sandra Pereira | 2/01/2013

Câmara de Embu teve dois presidentes: Ney Santos, que presidiu posse e se recusou a deixar cadeira e Doda eleito pelo plenário

A solenidade de posse dos candidatos eleitos em Embu das Artes por pouco não terminou em confusão. Após dar posse ao prefeito Chico Brito (PT), o vice Natinha (PDT) e os demais integrantes do Legislativo Municipal o vereador Ney Santos (PSC) reivindicou espaço na formação da mesa diretora da Casa, por ter sido o vereador mais votado do município. Com base num artigo do regime interno da Câmara, que fala em proporcionalidade entre os partidos, quando possível, o vereador do PSC alegou ter direito natural de participar da mesa. Por outro lado, os 13 vereadores de situação se fecharam em bloco para impedir que a composição da mesa diretora definida há quase dois meses sofresse alteração.

O clima de impasse se intensificou numa reunião entre os vereadores, e, quando os presidentes de partido do Embu também exigiram que a mesa fosse formada sem a participação de Ney Santos. Houve discussão. Ney suspendeu a sessão. Doda foi eleito presidente, mas o vereador do PSC se recusou a largar a cadeira da presidência. O microfone dele foi cortado. A Guarda Civil chegou a ser acionada. Em meio à confusão Ney Santos convocou uma sessão para esta quarta-feira pela manhã, quando o impasse deve ser dissolvido.

Em meio à polêmica Doda foi eleito presidente, Luiz do Depósito ficou como vice-presidente, Clidão vai ocupar a 1º secretária e Jeffersson será o segundo secretário. Mesmo sem ter “poder” sobre a nova mesa, uma vez que o novo presidente já havia sido eleito, Ney Santos, se recusou a deixar a cadeira de presidente. E por alguns instantes a Câmara permaneceu com dois presidentes.

O impasse atrasou o fim dos trabalhos e a sessão solene só terminou no começo da tarde. O plenário estava lotado e todos comentavam a polêmica levantada pelo vereador do PSC. Em vários momentos o público reagiu. Houve discussão entre os opositores. Os apoiadores de Ney Santos garantiam que o regimento determina a participação dele na mesa. Por outro lado vereadores, o prefeito Chico e todos os partidos da base de sua administração se uniram rechaçando essa possibilidade.

Em seu discurso o prefeito Chico Brito comemorou as conquistas de sua administração e garantiu que muito será feito ao longo do seu segundo mandato. Ele disse que Embu é o mais município que mais registrou avanços na região e citou a saúde como exemplo, justificando que moradores de outras cidades utilizam os serviços públicos de saúde do Embu. O prefeito celebrou a vitória de Doda, apresentou o secretariado e garantiu que dará apoio aos 15 vereadores, inclusive os dois de oposição, Carlinhos do Embu e Ney Santos. 

“Atendam os pedidos dos quinze vereadores, inclusive do Ney Santos e do Carlinhos do Embu. Juntos vamos trabalhar pela cidade", avisou o prefeito ao novo secretariado.

O prefeito disse que a discussão acalorada ainda é reflexo da eleição. 



 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.