/

Biblioteca Castro Alves passa a receber intervenção cultural do Liceu de Artes

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/10/2012

Ricardo VazApresentações culturais acontecem na Biblioteca Castro Alves a partir do dia 16 de outubro

A partir do dia 16 de outubro uma parceria entre o Liceu de Artes e a Biblioteca Castro Alves, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra, pretende levar, gratuitamente, cultura e entretenimento à população do município. A música de câmara, como é chamada, pretende unir elementos musicais e literários em apresentações quinzenais.

Segundo o bibliotecário Alex Silva, 30, um dos idealizadores do evento, a proposta surgiu da necessidade de promover mais visibilidade tanto à Biblioteca Castro Alves, quanto ao Liceu de Artes, atraindo, assim, um número maior de visitantes aos locais. “Queremos colocar movimento na biblioteca, aí que surgiu a ideia da música. Sabendo que o Liceu de Artes possuí alguns projetos, resolvemos tentar fazer esse link”, conta.

Professor de flauta no Liceu de Artes, Paulo Gilberto, 50, comenta que o objetivo desse projeto é “levar ao público que está assistindo [as apresentações] à reflexão, ao conhecimento da música. E, é claro, abranger os espaços culturais”. É  também uma forma encontrada de evidenciar os trabalhos dos músicos e professores.

A aproximação entre a música do Liceu de Artes e o rico acervo literário da Biblioteca Castro Alves, aparentemente incomum, será inovador pelo fato de enriquecer ainda mais a cultura e a educação musicais e literárias de Taboão da Serra.

História

Realizada em palácios e em residências nobres no período Classicista e Barroco, historicamente falando, a Música de Câmara é composta por um pequeno grupo de instrumentos e/ou vozes. O sentido da palavra “câmara” remete à “sala”, ou “quarto”, a ambientes mais íntimos, e os executantes geralmente apresentavam-se em jantares, sarais etc. No Brasil, adotou uma postura mais específica na construção do Choro.

Por Dereck Gomes

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.