/

Feirantes criticam bueiro entupido no Valo Velho

Por Sandra Pereira | 26/07/2012

Sandra PereiraJosé Maria cobrou solução para o bueiro entupido que afeta moradores e feirantes

Há quase cinco anos um bueiro entupido na rua Gilbratar, onde acontece aos domingos a feira do Valo Velho, incomoda moradores e feirantes da região. De acordo com os moradores o problema antigo nunca foi solucionado, apesar das constantes solicitações feitas à regional do bairro. Aos domingos, durante a feira, a água suja que escorre do bueiro passa entre as barracas que vendem legumes, verduras, hortaliças e frutas causando incômodo entre os feirantes e clientes.

“É um absurdo a gente ter que ficar em cima desse bueiro entupido há tanto tempo. Parece que não tem na cidade ninguém com capacidade de resolver um problema tão simples”, dispara o feirante que tem barraca próxima ao problema. “Se a regional não tem capacidade para desentupir um bueiro imagine para cuidar das outras coisas”, acusou.


A insatisfação dos feirantes só aumentou depois que a regional tapou o bueiro após várias tentativas frustradas de desentupi-lo. O bueiro entupido é um dos exemplos da falta de estrutura que predomina na feira do Valo Velho. Os feirantes também criticam a falta de banheiros químicos, o horário de montagem das barracas, e a inexistência de água potável em pontos estratégicos.

“A gente chega a ficar oito horas sem ter onde usar o banheiro. Precisa ficar incomodando os vizinhos”, conta a feirante Maria Aparecida. 

Ela trabalha no local há mais de 15 anos e diz que houve alguns avanços nos últimos anos, mas admite que muito ainda precisa ser feito. Ela mora em Itapecerica e reclama também do lixo e entulho comuns em vários pontos do Valo Velho. “O Valo Valho sempre foi esquecido”, reclama.

O outro lado

O diretor da regional Valo Velho, Antônio de Moraes, o Toninho, admite o problema e relata que o entupimento existe há mais de cinco anos. Segundo ele após solicitação feita pelo vereador e candidato a prefeito pelo PT, José Maria, foi feita três tentativas para resolver o problema. Entretanto, o cano fino usado na tubulação impediu a resolução e foi preciso tapar e isolar a área para evitar que algum veículo caísse no buraco aberto.

“Não dá para aproveitar o tubo atual é muito fino. A única solução é fazer uma caixa dois metros acima com um cano de 30 cm, atravessando a rua e indo cair onde o bueiro também cairia”, explicou.

Sem fixar prazos para a realização da obra, Toninho disse que vai aguardar a liberação do material solicitado à Secretaria Municipal de Obras a fim de poder resolver de vez o problema. “A solução é isolar a área e construir uma caixa de esgoto mais acima do bueiro, com cano mais largo. Não há outra alternativa”, finalizou. 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.