/

Taboão realiza Encontro Regional de Educação Inclusiva

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/06/2012

Ricardo VazEducadores de diversas cidades discutiram a inclusão em sala de aula

Nessa sexta-feira, dia 22 de Junho, a Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia realizou o Encontro de Educação Inclusiva de Taboão da Serra.
O encontro reuniu educadores dos municípios de Salesópolis, Monteiro Lobato, Jandira, Nazaré Paulista, São José do Barreiro, São Bento do Sapucaí, Mauá, Queluz, São Caetano do Sul, Paraibuna, Vargem Grande Paulista, Suzano, Santo Antonio do Pinhal, Potim, Santo André e Taboão da Serra.

“O despreparo e o ‘não querer fazer’ ainda está presente em nossa cultura. A inclusão tem que visar o sucesso acadêmico do nosso aluno, permitir a ele que desenvolva todo o seu potencial. Nenhum aluno pode ser visto como incapaz. Temos que incluir todas as pessoas dentro de uma sociedade justa e igualitária”, afirma o secretário de Educação, José Marcos dos Santos.

O objetivo do encontro foi o de apresentar os trabalhos desenvolvidos nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEEs) no município. Esse trabalho visa identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras, considerando suas necessidades específicas.

A mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, analista de gestão de pessoas e atriz, Roseli Behker Garcia, que é deficiente visual, apresentou duas canções ao violão (Tocando em Frente – Almir Sater e Tente Outra Vez – Raul Seixas).

“Me formei pela Universidade Mackenzie em Letras e como Analista de Gestão de Pessoas, e só consegui isso depois de ir para uma escola regular, com alunos sem deficiência e com alunos deficientes. É muito importante que não esqueçamos das pessoas. Se eu não tivesse sonhado talvez estivesse na minha própria casa ainda hoje, dependendo da ajuda das pessoas”, afirma Roseli.

A Diretora do Departamento de Educação, Dirce Matiko Takano fez uma explanação sobre o processo de Educação Inclusiva na cidade, citando os grandes avanços obtidos neste sentido nos diversos equipamentos educacionais da cidade, como o Centro de Apoio aos Deficientes Visuais e Auditivos – CIADEVA, o Centro de Habilitação e a Reabilitação Amor Perfeito, além das salas AEEs.

Os alunos do Programa Mais Educação também realizaram uma apresentação artística, muito aplaudida pelos presentes.

Por Marcelo Valladão

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.